Definir o conceito de liberdade talvez não seja tarefa fácil. Não é a toa que diversos pensadores estão há anos estudando esse assunto. Mas e para você o que é liberdade? Será que no mundo de hoje realmente somos livres? Na foto, Clara Grandini curtindo sua liberdade: "Estar em sintonia com a natureza e com Deus"
Por Maiara Raupp
________________
No dicionário o termo liberdade é a condição daquele que é livre; a capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia. De acordo com a ética, a liberdade está relacionada com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais. No sentido político, a liberdade civil ou individual é o exercício de sua cidadania dentro dos limites da lei e respeitando os direitos dos outros. Segundo a filosofia, liberdade é o conjunto de direitos de cada indivíduo, seja ele considerado isoladamente ou em grupo, perante o governo do país em que reside; é o poder qualquer cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei.
Para especialistas, a liberdade é um conceito utópico, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter. Diante de tantas leis, regras, obrigaçíµes, compromissos, cobranças e inseguranças, realmente é válida essa reflexão. Será que realmente somos livres?
No livro A sociedade do espetáculo, Guy Debord, ao criticar a sociedade de consumo e o mercado, afirmou que a liberdade de escolha é uma liberdade ilusória, pois escolher é sempre optar entre duas ou mais coisas prontas, isto é, pré-determinadas por outros. Uma sociedade como a capitalista, onde a única liberdade que existe socialmente é a liberdade de escolher qual mercadoria consumir, impede que os indivíduos sejam livres no seu dia a dia. Segundo Debord, a vida cotidiana na sociedade capitalista se divide em tempo de trabalho e tempo de lazer. Assim, a sociedade da mercadoria faz da passividade (escolher, consumir) a liberdade ilusória que se deve buscar a todo o custo, enquanto que, de fato, como seres ativos, práticos (no trabalho, na produção), somos não livres.
Liberdade para os pensadores
Diversos filósofos estudaram e publicaram suas obras sobre a liberdade, como Marx, Sartre, Descartes, Kant, dentre outros. Para Descartes a liberdade é motivada pela decisão do próprio indivíduo, mas muitas vezes essa vontade depende de outros fatores, como dinheiro ou bens materiais. Segundo Kant, liberdade está relacionada com autonomia. í‰ o direito de o indivíduo dar suas próprias regras, que devem ser seguidas racionalmente. Essa liberdade só ocorre realmente através do conhecimento das leis morais e não apenas pela própria vontade da pessoa. Kant diz ainda que a liberdade é o livre arbítrio e não deve ser relacionado com as leis.
Para Sartre, a liberdade é a condição de vida do ser humano. O homem é livre por si mesmo, independente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem. Ele é livre para fazer o que tiver vontade. Karl Marx diz que a liberdade humana é uma prática dos indivíduos, e ela está diretamente ligada aos bens materiais. Os indivíduos manifestam sua liberdade em grupo, e criam seu próprio mundo, com seus próprios interesses.
Liberdade e suas variaçíµes
No meio jurídico existe a liberdade condicional, que é quando um indivíduo que foi condenado por algo que cometeu, recebe o direito de cumprir toda, ou parte de sua pena em liberdade, ou seja, com o direito de fazer o que tiver interesse, mas de acordo com as normas da justiça. Existe também a liberdade provisória, que é atribuída a um indivíduo com cunho temporário. Pode ser obrigatória, permitida (com ou sem fiança) e vedada (em certos casos como o alegado envolvimento em crime organizado).
A liberdade de expressão é a garantia e a capacidade dada a um indivíduo, que lhe permite expressar as suas opiniíµes e crenças sem ser censurado. Apesar disso, estão previstos alguns casos em que se verifica a restrição legítima da liberdade de expressão, quando a opinião ou crença tem o objetivo discriminar uma pessoa ou grupo específico através de declaraçíµes injuriosas e difamatórias.
Com origem no termo em latim libertas, a palavra liberdade também pode ser usada em sentido figurado, podendo ser siní´nimo de ousadia, franqueza ou familiaridade.
A liberdade pode consistir na personificação de ideologias liberais. Faz parte do lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", criado em 1793 para expressar valores defendidos pela Revolução Francesa, uma revolta que teve um impacto enorme nas sociedades contemporâneas e nos sistemas políticos da atualidade.No âmbito da música, várias obras foram dedicadas ou inspiradas pelo conceito de liberdade. Um exemplo é o Hino da Proclamação da República do Brasil: "Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!"
FOTO: Liberdade para Clara Vinas é saber viver a vida
__________________________________________________________________
Torrenses e a liberdade!
Em uma enquete realizada na rede social Facebook algumas pessoas de Torres e região deixaram seu depoimento sobre o que é liberdade para eles. Confira abaixo conceitos interessantes e defina o seu:
Erica Rocho – í‰ chegar, é voltar, é fazer… í‰ simplesmente poder ser você mesmo!.
Clara Grandini – Estar em sintonia com a natureza e com Deus!.
Kaue Raupp – Fazer alguma coisa sem ninguém atrapalhar!.
Carolina Moreira – Fazer o que a alma quer sem se preocupar com julgamentos alheios!.
Schayene Silva – Fazer o que quiser, como quiser, sem se preocupar com o que os outros vão dizer, mas ao mesmo tempo não passando por cima dos direitos do próximo. Sua liberdade acaba quando você tira a liberdade e o direito do próximo. í€s vezes pra mim liberdade é um pouco de solidão. Porque adoro ficar sozinha. Parece que reponho as energias.
Clara Vinas – í‰ poder expressar tudo que sente… Em várias as formas… Falando… Escrevendo … Se movimentando… Vivendo!.
Heraida Cyreli – Liberdade é ser você mesma respeitando o outro na sua diferença, sem perder a identidade de cada um.
Aline Scotti – Liberdade é ter paz no coração e SAíšDE . Sem nenhum desses dois, não importa mais nada. Com os dois, se vai a qualquer lugar!.
Luzane Maggi – í‰ poder escolher o que te faz bem, te faz feliz….
Iasmin Lages – Acho que liberdade é ser dona do próprio nariz: trabalhar, sustentar minha família sem depender de ninguém. Arrumar as malas e ir embora. Voltar quando quiser. E ir novamente, sabendo que tu tem garra e independência o suficiente pra não passar aperto na vida, pra não depender da boa vontade dos outros.
Priscila Porrua – Fazer o que tem vontade. Qualquer coisa, mesmo as coisas que não são socialmente aceitas. Liberdade tem a ver com poder fazer. Liberdade de escolha. Sensação de liberdade. Dificilmente seremos completamente livres, mas há inúmeras possibilidades de transgredir regras descabidas e sentir-se livre.
Janete Adriana – Liberdade é ser feliz e aceitar os ciclos da vida. í‰ aprender com eles e ser feliz. í‰ se libertar do passado e amar o presente. í‰ libertar o espírito.
Jorge Alexandre Saes – Liberdade? Bah! O iluminismo culminando com a revolução francesa pensou entregar ao cidadão um mundo livre: com liberdade, igualdade e fraternidade. Filósofos têm pensado sobre o palpitante tema, psicólogos, da mesma forma. Eu, no entanto, acredito que é utópico pensarmos que somos livres, sem contar que liberdade exige responsabilidade. Mas, como diria o homem de Atenas: "sei que nada sei". Há uma linda história que conheci sobre um prisioneiro que, preso entre grades, era impedido pelo carcereiro de caminhar dentro da cela, tendo que ficar sempre deitado, de costas e olhando para o forro da cela. Ele, preso, em todos os sentidos, pensava: ‘QUE SER IGNí“BIL í‰ ESSE CARCEREIRO SE AINDA POSSO PENSAR".
Para Schayene, poder estar só é também estar livre
|