Marina Silva: Discurso de Estadista prática

20 de maio de 2010

A senadora e pré- candidata pelo Partido Verde í  presidência da República í  eleição de outubro próximo Marina Silva esteve na última terça-feira no Painel RBS, editado pela terceira vez com os pré- candidatos ao Planalto. Muitas perguntas feitas pelos repórteres para a senadora acreana foram no sentido de sentir o ní­vel de comprometimento com as questíµes ambientais da candidata, já que muitas correntes da sociedade criticam posiçíµes radicais de ambientalistas que estariam prejudicando projetos de crescimento da nação por conta de exageros burocráticos e de interpretação das leis. Inclusive a pré- candidata para esta mesma eleição pelo PT Dilma Rouseff repetiu muito isto em suas inserçíµes e posiçíµes no governo Lula quando ainda ocupava os ministérios na estão executiva do Brasil.  

 Marina Silva respondeu todas as questíµes deixando claro, sem dizer isto, mas deixando claro, que há uma diferença significativa entre ambientalismo e naturalismo. Defender o meio ambiente, se levado í  sério como mostra a candidata e seu partido, se trata de simplesmente prevenir açíµes no presente para não gerar custos sociais e econí´micos no futuro, principalmente nas questíµes de saneamento básico, desmatamentos clandestinos, ocupação de encostas, dentre outras açíµes fundamentais para o chamado desenvolvimento sustentável e sem desperdí­cios.  Já o Naturalismo transgredido de ambientalismo sugere radicalismos. Os naturalistas radicais não querem ver nada da natureza modificado. Os naturalistas radicais evitam eliminar qualquer coisa, mesmo que seja em nome da sobrevivência dos homens. E a candidata em sua entrevista mostrou com simplicidade e retidão que seu projeto é de respeito ao meio ambiente e não um romance radical como muitos diriam anteriormente.  

Marina Silva falou com desenvoltura acima da média sobre Segurança, Educação, Crescimento Econí´mico, aborto, legalização da maconha e outras matérias polêmicas de qualquer debate democrático, com posiçíµes firmes e absolutas, embora sempre deixando para discussíµes as decisíµes finais sobre os temas caso seja necessário, clarificando que as opiniíµes e convicçíµes existem, mas devem respeitar a maioria com a humildade de quem respeita e gosta da real democracia.  Mas as questíµes de desenvolvimento sustentável continuaram sempre permeando suas posiçíµes sobre todos os assuntos. A pré- candidata mostrou que seu projeto para o Brasil pretende colocar este conceito definitivamente no centro de todas as polí­ticas públicas e do sistema de gestão dos recursos públicos. Sustentabilidade para o crescimento no meio ambiente, sustentabilidade para novas polí­ticas de enfrentamento da drogadição, nas polí­ticas de segurança pública, educação, enfim: Sustentabilidade como conceito de uma real atitude de governo e de nação perante tudo e todos.  

A entrevista da pré- candidata dada para o povo gaúcho mostra um exemplo que deveria ser seguido por qualquer plano de governo sério. Trabalhar com sustentabilidade é dar recursos para pobres, mas exigir saí­das para eles para que fiquem livres para crescer. Sustentabilidade em polí­tica econí´mica é editar medidas que se auto-alimentem no futuro em prol do crescimento e do respeito aos diretos dos outros e do futuro. Sustentabilidade na Educação é programar um sistema que se auto- alimente, professores e alunos, para façam juntos que o ensino seja um tema básico e motivador de cidadãos e famí­lias em um processo de ação virtuoso.

 A eleição está aí­ e os três candidatos que se apresentara até o momento possuem capacidade de gerenciar o Brasil com competência, cada um com seu estilo e com os ideais maiores de suas agremiaçíµes. Mas candidata Marina Silva dá exemplo estampado de fórmula de enxergar o futuro e projetar o presente baseada nestas visíµes.


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados