Por que o homem de 50 anos pode deixar a esposa por uma mulher mais nova?

25 de julho de 2011

Na nossa cultura machista é ensinado ao menino, desde pequeno, que homem não chora, não faz a lida de casa, homem não brinca com cianças, quando muito lhe faz um agradinho, não troca fraldas. Estes comportamentos estão de tal forma internalizados na nossa cultura que, embora o homem brasileiro moderno se esforce para não ser machista, subliminarmente deixa transparecer, em certas ocasiíµes, seu predomí­nio, seu poder, julgando-se mais forte, esperto, valorizado ou privilegiado que a mulher por ser macho, ser homem. Com isso, no sexo também quer ser o macho, assumindo uma postura dominante e possuidor de sua mulher. Este domí­nio estimula sua libido e, enquando a mulher lhe for submissa, isto, em geral, lhe dá vigor sexual.    

No decorrer dos anos, com a vinda dos filhos, muitos homens passam a ver a sua mulher como apenas mãe de seus filhos e não mais sua fêmea. Por outro lado, a mulher pode ter responsabilidade nisso, ao esquecer seu papel de mulher feminina, sexual, passando a desempenhar apenas a função materna, dividindo sua atenção entre filhos e marido. í€s vezes até esquece do marido ao realizar-se plenamente com a maternidade, exagerando seu cuidado e dedicação com os filhos em detrimento í  atenção ao esposo. Assim, o homem ao se sentir excluí­do poderá tomar diferentes atitudes: poderá dar limites nesta relação entre mãe e filho assumindo seu posto, sem deixar que o filho tome conta da mãe como sendo somente sua; ou poderá permanecer excluí­do, desistindo de lutar por sua mulher e permitindo que o filho tome o seu lugar (filhos que dormem com a mãe na cama de casal enquanto o pai sai, viaja, se afasta, ou dorme na sala).    

Ao sentir-se desinteressante para mulher ou esquecido, poderá alimentar fantasias do tipo: Estou perdendo minha virilidade, libido?A mulher já não está me atraindo tanto, estarei perdendo a potência? Quem sabe outra mulher mais jovem me devolva o apetite sexual? E, com medo de ficar impotente sexualmente, í s vezes, infelizmente, o homem busca uma experiência extraconjugal, e para isto não faltam mulheres insinuantes, sedutoras, muitas vezes oportunistas, que estão í  espera de um homem maduro e estabilizado, não importa que seja casado. Ainda, esta situação poderá ser um fator estimulante para aquelas mulheres com um perfil histérico (não esperam um compromisso, apenas conquistar um troféu ao competir e rivalizar com a esposa do amante).

   O homem em torno dos 50 anos, no perí­odo na andropausa (perí­odo em que o homem emocionalmente, teme que esteja em declí­nio sexual), precisa testar que continua inteiro e ativo sexualmente, caindo em armadilhas que podem até ser causadoras da dissolução de sua famí­lia e de seu casamento.


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados