Projeto da ULBRA Torres éindicado a prêmio internacional
Para ganhar, torrenses e simpatizantes podem votar na internet no projeto da universidade daqui
O projeto Acolhimento a mulheres em situação de violência na perspectiva de gênero, do Núcleo de Estudos e Intervenção em Gênero da ULBRA Torres, foi selecionado para participar do desafio global Violência contra mulheres, um problema de todos. O concurso é uma realização do programa Changemakers da Ashoka em parceria com o Campus de Excelência, uma organização que reúne universidades e acadêmicos para discussão de temas da agenda social internacional.
A proposta do desafio é estimular que todos que trabalham com o tema da violência contra a mulher apresentem idéias inovadoras de como acabar com o ciclo da violência de gênero. Os três projetos vencedores participarão do evento Campus de Excelência 2010, na Espanha, e o primeiro colocado receberá um apoio financeiro de US$ 5.000. Apenas 10 projetos brasileiros estão concorrendo ao prêmio.
O projeto Acolhimento a mulheres em situação de violência na perspectiva de gênero consiste no trabalho de acolhimento e escuta de mulheres em situação de violência, inclusive dentro da Delegacia de Polícia, em uma sala especialmente preparada para este serviço. A partir da sua execução foi criada uma rede de atendimento para os pontos estratégicos do município de Torres. Numa parceria entre os cursos de Psicologia e Direito da ULBRA Torres, o trabalho está capilarizando e possibilitando o reconhecimento do fení´meno da violência de gênero como um problema de saúde pública.
A Universidade está estimulando a comunidade a votar no projeto para que o aporte financeiro destinado ao vencedor venha para o litoral norte do Estado e proporcione a ampliação dos atendimentos na região.
O endereço online para votação é http://www.changemakers.com/pt-br/node/69979.