Secretários de Estado do RS se afastam para disputar eleições em outubro
Doze secretários estaduais deixaram seus cargos na última quarta-feira (31) para concorrer í s eleiçíµes de outubro. A legislação eleitoral exige que titulares de cargo no âmbito do Poder Executivo (secretários e ocupantes de cargos considerados de primeiro escalão), precisam se licenciar seis meses antes do pleito, no caso, 2 de abril. Como será feriado neste dia, o processo foi antecipado no Rio Grande do Sul. Os secretários que são deputados retornam aos legislativos estadual ou federal. Com a saída dos titulares, as pastas serão ocupadas interinamente.
Na Secretaria da Saúde, Arita Gilda Hí¼bner Bergmann substituirá Osmar Terra. Nas Obras Públicas, Lori Giombelli assume no lugar de José Carlos Breda. Na Secretaria do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto ocupa a vaga de Berfran Rosado. A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014 passará a ser comandada por Ricardo Seibel de Freitas Lima, em substituição a Paulo Odone Araújo Ribeiro.
Hugo Jorge Appel Prevedello substituirá José Alberto Wenzel, na Secretaria Extraordinária de Relaçíµes Institucionais. Na Secretaria da Ciência e Tecnologia, Julio César Ferst ingressa no lugar de Artur Lorentz. Já a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio passará a ser gerida por Gilmar Tietbí¶hl, em substituição a João Carlos Fagundes Machado. A Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer será comandada por Heitor Gularte, que substitui José Francisco Soares Sperotto.
A Casa Civil será ocupada por Leonardo Hoff, que substitui Otomar Vivian. Marcelo Soares assume a Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, em substituição a Marco Alba. A Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais passará a ser conduzida por Josué de Souza Barbosa, em substituição a Márcio Biolchi. Já a Secretaria da Cultura será comandada por Juliana Erpen, que substitui a Mí´nica Leal.