Quarenta e cinco alunos participaram no dia 14 de dezembro, da solenidade de formatura dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), executados pelo SENAC, em parceria com a FGTAS/Sine e Prefeitura Municipal de Torres. O evento aconteceu no auditório da Ulbra Torres.
Estiveram presentes no evento o secretário do Trabalho do RS Luiz Augusto Lara e o presidente da FGTE (Fundação Gaúcha do Trabalho e do Emprego), delegados regionais, dentre outras autoridades gaúchas e locais.Representando o sistema Fecomércio, que engloba o SENAC, o empresário Nasser Samhan, presidente do Sindilojas de Torres
Inclusão de vulneráveis
O PRONATEC Brasil é uma iniciativa do Governo Federal. Visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade social em toda a nação, como, por exemplo, optantes do Bolsa Família, ex-presidiários, dentre outros. í‰ o governo federal, também, quem paga os custos do programa. O governo do Estado coordena a implantação do projeto nas cidades conforme critério sócio-político regional. As prefeituras municipais entram com a lista dos cidadãos inscritos na região atestando certa vulnerabilidade. Aí entra o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), contratado para efetivar os cursos, que busca os alunos, agenda as aulas e realiza, afinal, a formação.
Mais de mil vagas para 2013
Conforme a diretora do SENAC/RS em Torres Luciane Cauduro, a entidade tem meta de 1.250 vagas para o mesmo PRONATEC em 2013. São cursos que formam profissionais em várias áreas, conforma vocação regional. No SENAC de Torres, que atende também municípios do entorno como Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Dom Pedro, dentre outros, as atividades onde o projeto pretende entregar ofícios novos para os alunos terem trabalho e dignidade são Informática, Gestão, Turismo, Imagem Pessoal, Gastronomia e Moda. Todos em formatos básicos, mas que dão subsídios e diplomas do SENAC para os formandos adentrarem no mercado de trabalho.