Na última terça-feira, 17 de novembro, encerrou a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), realizada em Buenos Aires, na Argentina. Desde o dia 14 de novembro, os atrativos turísticos do Rio Grande do Sul estão sendo promovidos e divulgados, em um módulo dentro do estande do Brasil. A delegação gaúcha ocupou um espaço em parceria com a EMBRATUR e recebeu representantes das regiíµes turísticas e integrantes do trade do Estado.
O secretário de turismo de Torres, Roniel Lumertz, presente na FIT representando a cidade lembrou que a presença do Litoral Norte na feira internacional oportuniza acesso ao público argentino, um dos mais importantes na temporada de veraneio para a região.
Geralmente os argentinos viajam em grupo, permanecendo mais de sete dias nas cidades, com um gasto médio de setenta dólares/dia por pessoa, isso movimenta a economia local e aumenta a ocupação hoteleira, afirmou Roniel.
A FIT é a maior Feira de Turismo da América Latina, e a quinta na ordem mundial, sendo organizada pela Associação Argentina de Agentes de Viagens e Turismo, em conjunto com a Associação de Agencias de Viagens e Turismo de Buenos Aires. Conta ainda com o apoio da Secretaria de Turismo da Presidência da Nação e Direção Geral de Turismo da Municipalidade da cidade de Buenos Aires.
O secretário de estado do turismo, esporte e lazer, Heitor Gularte, considera que a participação do Rio Grande do Sul na FIT é fundamental para o fortalecimento institucional com os turistas do MERCOSUL. A representatividade e os resultados da FIT são reconhecidos mundialmente. Participando, além de manter o vínculo institucional, as oportunidades de contato são ampliadas e viabilizadas para todas as regiíµes.