Turismo e parques de preservação em ações conjuntas


O Ministério do Turismo (MTur) apresentou na última quarta-feira (22) o Projeto de Fomento do Turismo no Entorno dos Parques de Preservação do Brasil, durante o Abeta Summit 2010, em São Paulo (SP). O objetivo é aumentar a competitividade de destinos turísticos localizados em cinco parques nacionais, por meio da aproximação entre a cadeia produtiva e os gestores das unidades de conservação. O investimento do MTur é de R$ 500 mil.
O projeto integra o Programa Turismo nos Parques e prevê a realização de pesquisas, diagnóstico e o mapeamento dos produtos turísticos oferecidos nos parques e entornos. As pesquisas de reconhecimento terão início nas próximas semanas e o diagnóstico deverá ser concluído em fevereiro.
Na avaliação da coordenadora, o trabalho cooperado deverá resultar no desenvolvimento de açíµes e na valorização da unidade de conservação. Vamos estimular o acesso ao mercado, realizar açíµes de promoção e aprimorar os produtos já existentes, destacou.
O projeto envolverá transportadoras, atrativos turísticos, operadores e receptivos turísticos, artesãos e produtores orgânicos, guias e condutores, meios de hospedagem e empresários da alimentação fora do lar. Trata-se de uma experiência piloto. As informaçíµes levantadas contribuirão para o avanço de outras políticas já existentes.