Aconteceu na terça-feira (8 de abril) a primeira reunião do Conselho Municipal de Saúde de Torres (CMS) sob o comando da nova diretoria, reunião esta que acontece ordinariamente todos os meses. Na pauta foram tratados assuntos internos do CMS, assim como temas necessários para a continuidade do serviço prestado pela entidade ao sistema de Saúde da cidade.
Atuação protagonista nos planos
A nova gestão do Conselho, presidida por Fernanda Borkardt, sinaliza a busca por mais protagonismo em prol do desenvolvimento, atos e decisões do funcionamento do sistema de saúde em Torres. E para isto, já foi requisitada e providenciada (pela Secretaria Municipal de Saúde) uma sala onde funcionará a sede do Conselho – com a contratação de uma pessoa para secretariar a entidade. A ideia da presidente é que lá seja o lugar onde a comunidade poderá consultar sobre dúvidas do funcionamento do atendimento na Saúde, assim como realizar denúncias de casos (onde o torrense possa não ter sido bem atendido). Tudo em demandas locais para que o CMS aja junto às autoridades realizando, assim, uma fiscalização mais protagonista.
“Queremos que o Conselho funcione não só para aprovar planos e verbas encaminhadas pelo sistema para a comunidade, mas que também sejamos um ponto de apoio aos usuários locais” disse Fernanda Borkardt, presidente do CMS de Torres. Comissões estão sendo formadas no grupo, também para que haja uma divisão do trabalho mais focada para arbitrar e fiscalizar ações do sistema geral na cidade. A proposta é de dividir os conselheiros para que componham comissões temáticas em Torres – focando em atenção básica, secundária, suplementar, etc., por exemplo. Inclusive, a nova gestão da entidade planeja avaliar e deliberar sobre mais assuntos englobados no sistema, até contratando consultorias especializadas para diagnóstico de situações a serem votadas e aprovadas como de direito (caso não haja especialistas no grupo de conselheiros para realizar diagnósticos), como planos para projetos de obras civis relacionadas a saúde
Participação em reunião na coordenadoria
Foi anunciado, na mesma reunião, que o CMS de Torres irá participar da reunião da regional (18ª Coordenadoria Regional da Saúde) em Capão da Canoa, quando haverá a preparação para a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador, a ser realizada ainda neste ano. Na reunião de terça já foram indicadas as pessoas que irão participar do encontro. A despesa de viagem e de alimentação das representações do Conselho serão bancadas pelo orçamento da Secretaria de Saúde, conforme informou também a presidente.
Novas representações já aprovadas
Representação do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua no município também foi apresentado ao plenário na reunião, para que o movimento tivesse uma cadeira no CMS de Torres. A indicação foi aceita por unanimidade. Conforme Nilton Policano, titular representante da entidade (indicado agora membro do CMS), Disse que Torres já está com cerca de 200 pessoas nesta situação de rua (diferindo de indicadores que estariam defasados, os quais afirmavam haver somente 50 pessoas nesta condição na cidade).
A Ordem dos Advogados (OAB), subsecção de Torres também teve aceitação unânime para receber uma cadeira no Conselho, sendo também mais uma representação através de Cátia Rocha e Silvano Borja, titular e suplente, respectivamente.