Na noite desta quinta-feira (15), o chefe do Executivo de Arroio do Sal, Luciano Pinto, apresentou aos vereadores do município, no plenário da Câmara Municipal, um novo projeto de revitalização e manutenção privada da Praça do Mar Jovino Alves Pereira – atualmente, o principal espaço de convivência da cidade.
A proposta visa fomentar o turismo e estimular o crescimento do comércio local oportunizando lazer, entretenimento e mais qualidade de vida aos moradores. Luciano Pinto explicou que a empresa vencedora de uma futura licitação ficará responsável pelo mantimento e manutenção do espaço público. “Este novo projeto proporcionará geração direta de empregos para a nossa população e aumentará as oportunidades turísticas locais. Além disso, a manutenção de limpeza, paisagismo e outros serviços, será totalmente executada pela empresa investidora”, frisa o prefeito.
O projeto prevê uma série de melhorias, com estimativa de até R$ 4 milhões de investimento na infraestrutura urbana. Caso aprovado pelos vereadores de Arroio do Sal, a empresa investidora irá desenvolver no local as seguintes melhorias:
Parques temáticos e infantis
Espaços para shows e eventos culturais
Estrutura para cinema ao ar livre
Espaço gastronômico
Área esportiva e quadra poliesportiva
Academia ao ar livre
Área pet
Wi-Fi gratuito
Banheiros e vestiários
Pontos de recarga para dispositivos eletrônicos
Serviços de segurança
Sistema de segurança integrado
Paisagismo e limpeza
Mais completo que propostas anteriores, diz prefeito
Outras iniciativas para privatizar a praça já foram apresentadas anteriormente. Porém, Luciano Pinto diz que este novo projeto se diferencia ao oferecer mais benefícios em infraestrutura aos moradores e visitantes. “Temos que criar um ambiente de negócios para a cidade que contemple os interesses comuns da nossa sociedade. O projeto irá transformar o Centro de Arroio do Sal, incentivando o comércio local, mas, também, trazendo inovações e oportunidades”, disse o prefeito.
A lei prevê que, ao encerrar o período de concessão, os investimentos realizados na Praça do Mar retornarão para a cidade como patrimônio público municipal. O secretário de Planejamento, Ranieri Pereira Braga, também esteve presente na Câmara Municipal e reforçou o esforço da administração para que o projeto se mantenha alinhado ao crescimento sustentável da cidade.
Projeto irá para votação
Ao ter conhecimento desta iniciativa, uma empresa com atuação no setor de condomínios de Arroio do Sal e investimentos em Xangri-Lá demonstrou interesse na concessão. O representante do grupo esteve presente na apresentação do projeto, reafirmando o potencial de Arroio do Sal com os investidores de outros municípios.
Nas próximas semanas, o projeto de lei será encaminhado ao Poder Legislativo para ir à votação. “Caso seja aprovado, a Prefeitura abrirá um processo licitatório, assegurando transparência e ampla concorrência entre outras empresas interessadas no projeto”, concluí a comunicação da municipalidade.