Prefeitura apresenta projeto de ‘pesqueiros’ junto a nova orla do Rio Mampituba

Atendendo antiga reivindicação da Colônia de Pescadores de Torres (e pedido de vereador na câmara), a Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã elaborou um projeto de trapiches no espaço revitalizado, ‘pesqueiros’  com o propósito de qualificar a pesca artesanal na área.

24 de junho de 2024

TORRES – A obra de revitalização das margens do Rio Mampituba, em execução pela Prefeitura de Torres, terá outras melhorias. Atendendo antiga reivindicação da Colônia de Pescadores de Torres, a Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã elaborou um projeto de trapiches no espaço revitalizado, ‘pesqueiros’  com o propósito de qualificar a pesca artesanal na área.

O anúncio foi do secretário do Planejamento, Júlio Agápio, informando que o projeto foi entregue nesta última quarta-feira (19 de junho) ao presidente da Colônia, Osvaldo Siqueira. O projeto foi elaborado após reuniões entre o representante dos pescadores, secretário de Planejamento e do secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca, e do agrônomo Pedro Paulo Scolari Pillon.

Conforme a municipalidade torrense, com  a iniciativa os pescadores artesanais terão 11 trapiches ao longo da orla revitalizada e ainda poderão continuar com a pesca no caminho junto aos Molhes, como de hábito. Para o prefeito Carlos Souza, o projeto reforça o compromisso da gestão em apoiar iniciativas que beneficiem as comunidades pesqueiras que atuam junto ao Rio Mampituba, ressoando nos visitantes e turistas e, ainda, e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

 

Vereador Fábio havia sugerido a mesma demanda

Vale destacar que, poucos dias antes, na sessão da Câmara de Torres de segunda (17), o vereador Fábio da Rosa (PP), havia sugerido (já pela segunda vez) que a prefeitura colocasse em sua projeção de investimentos a construção de “Pesqueiros” junto a orla do Rio Mampituba.

Conforme indicou o parlamentar torrense, “a pesca com tarrafa se trata de uma cultura em locais onde há rios e barras junto ao mar, como em Torres. E a pesca de alguns peixes, como tainhas, se prestam para serem efetivadas justamente com este equipamento”. Agora, em consonância com o pensamento do vereador, a medida será implementada pela Prefeitura.


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados