Premiado filme “Roma” será exibido pelo Cineclube Torres na próxima segunda (11)

Na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, cineclube exibe premiado filme autobiográfico, marco do regresso do mexicano Alfonso Cuarón ao cinema autoral - que levou o Oscar 2019 de melhor direção pela obra, além do Leão de Ouro, Critics' Choice Awards e  BAFTA de melhor filme

9 de março de 2024

Na segunda dia 11/03, continua a programação continuada do Cineclube Torres com o premiado filme mexicano “Roma” de 2018, do diretor Alfonso Quarón – que levou o Oscar 2019 de melhor direção pela obra, além do Leão de Ouro, Critics’ Choice Awards e  BAFTA de melhor filme.

A exibição será na recém-inaugurada Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, uma pequena sala audiovisual equipada, com lotação limitada a 20/25 pessoas, espaço gentilmente cedido pela escola Up Idiomas.

 

Sobre o Filme

O filme é um excerto semiautobiográfico do diretor Alfonso Quarón a partir da estória de uma empregada doméstica numa família de classe média, ambientado nos anos 70. Seu título é uma referência à Colonia Roma, na imensa Cidade do México e acompanha a delicada situação da empregada Cleo (a maravilhosa Yalitza Aparicio) numa sociedade desigual e violenta, amparada unicamente pela estrutura familiar da casa onde trabalha, uma estrutura particularmente humanizada e acolhedora, algo incomum, tanto na época como agora. Intimista e poético, assinalando assim o regresso do Quarón a filmes autorais após uma sequência de megaproduções, o filme emociona e encanta com uma maravilhosa fotografia em preto e branco.

 

10º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana

O 10º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana, exibido sempre nas segundas-feiras até final de abril, prevê 11 filmes, alternando filmes brasileiros a filme de países latino-americanos. Representa a décima edição de uma mostra que tradicionalmente ocupa a programação de verão do cineclube desde o início das atividades.

“Desde 2012 o Cineclube Torres afirma com esta programação especial a importância da reflexão sobre a complexa identidade cultural Ibero-Americana, particularmente interessante no Rio Grande do Sul, um lugar de confluência e de síntese das diretrizes fundamentais que compõem esta peculiar expressão cultural e fílmica”, ressalta Tommaso Mottironi, idealizador do Cineclube Torres.

A organização das sessões é do Cineclube Torres, Associação sem fins lucrativos, Ponto de Cultura pela Lei Cultura Viva e Ponto de Memória pelo IBRAM, em atividade desde 2011, contando com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

 

Roma | de Alfonso Quaròn | México | 2018 | 135 min

 

Serviço:

O que:

Exibição do filme “Roma”, integrado no 10º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana, seguido de debate

Onde:

Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na escola Up Idiomas – Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando:

Segunda-feira, dia 11/03, às 20h.

Ingressos:

Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados