Professores da Rede Municipal de Torres realizam Formação Montessoriana

A formação ocorreu durante o dia inteiro, sendo dividida em dois momentos: observação dos espaços montessorianos e palestra teórica sobre o método desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori

6 de setembro de 2022

No dia 27 de agosto, professores da rede municipal de Torres realizaram formação na Casa Escola Estrelinha do Mar, em Capão da Canoa, com a educadora Carla Ramires, fundadora da Casa Escola. Ela é especialista em Montessori, formadora de professores montessorianos e membro da Comissão Científica da OMB (Organização Montessori do Brasil) sendo uma importante referência no Brasil e exterior. Carla tem contribuído para que o método Montessoriano chegue às escolas públicas, com atuação importante principalmente no Sul do país.

Durante o Fórum Acadêmico Municipal, a professora Carla Ramires, que foi uma das palestrantes do evento, disponibilizou 25 vagas para o município de Torres. Os professores interessados realizaram sua inscrição diretamente com a organizadora do evento. A Secretaria Municipal de Educação ofertou aos educadores inscritos o transporte sem custos para a realização desta formação. A Casa Escola Estrelinha do Mar abre as portas para visitação e formação de educadores em alguns momentos do ano.

A formação ocorreu durante o dia inteiro, sendo dividida em dois momentos: observação dos espaços montessorianos e palestra teórica sobre o método desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori. Proporcionar parcerias e condições necessárias aos educadores é um compromisso da Secretaria de Educação baseado nos pilares do programa “+Educação”: Cuidar das Pessoas, Valorização Docente, Qualificação Profissional e Educar para todos os futuros.

O ambiente de aprendizagem preparado, de acordo com o Método Montessori, é fundamental para que a criança possa desenvolver-se plenamente, pois ele oferece estrutura necessária e adequada para o protagonismo de sua própria aprendizagem. No ambiente preparado, a criança possui autonomia para gerir o seu próprio aprendizado e o professor é o agente motivador e facilitador da aprendizagem.

A Educação baseada na proposta montessoriana coloca o educador como um observador, sempre pronto a guiar e a dirigir, animado na intenção de manter vivo nas crianças o entusiasmo pela aprendizagem, sem jamais interferir nos seus esforços para entenderem sozinhas. Assim, o adulto observa que a criança tem uma personalidade peculiar e procura ajudá-la a desenvolver-se cada vez mais.

Os professores e as coordenadoras da educação infantil da rede vivenciaram um momento único, repleto de: amor, sensibilidade, conhecimento, respeito à infância, tecendo aprendizagens por diferentes abordagens e métodos que compõem a diversidade das Pedagogias. Acreditar no potencial das crianças e dos professores e oferecer liberdade, além de ferramentas para que se desenvolvam, respeitando e valorizando as suas particularidades, é investir em um futuro mais justo e em uma educação de qualidade.

“O treinamento do professor é muito mais do que um aprendizado de ideias. Inclui o treinamento do caráter, e a preparação do espírito. (Maria Montessori, 1909)

 


Publicado em: Educação






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