Projeto do Porto Meridional é apresentado aos prefeitos do Litoral Norte em Arroio do Sal

No evento, foi informado que o projeto - previsto para ser executado entre os balneários Rondinha e Jardim Olívia Norte - já conta com as licenças da Marinha do Brasil, da Secretaria Nacional de Porto e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, aguardando tão somente a licença do IBAMA para a instalação em Arroio do Sal

FOTO: Maquete digital já esboça como deve ser o terminal portuário previsto para Arroio do Sal
24 de novembro de 2021

O engenheiro civil João Acácio Gomes de Oliveira Neto – presidente da empresa DTA – Engenharia Portuária & Ambiental, responsável pelo licenciamento do Porto Meridional de Arroio do Sal – apresentou o projeto na manhã desta quarta-feira (24/11). Realizado em Arroio do Sal, a apresentação foi destinada aos prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE), além de autoridades políticas de Arroio do Sal e do estado e imprensa.

A recepção dos convidados foi conduzida pelo prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão) – com palavras de agradecimento pelo apoio recebido pela sua recuperação (após acidente recente). O prefeito Bolão destacou a importância da presença da grande maioria dos prefeitos do Litoral Norte, e ressaltou o quanto Arroio do Sal tem se preparado para a chegada do empreendimento, afirmando que toda a região terá seu desenvolvimento acelerado a partir do porto.

No evento, João Acácio informou que o projeto Porto Meridional – previsto para ser executado entre os balneários Rondinha e Jardim Olívia Norte – já conta com as licenças da Marinha do Brasil, da Secretaria Nacional de Porto e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, aguardando tão somente a licença do IBAMA para a instalação no município.

Maquetes digitais já esboçam como deve ser o terminal portuário previsto para Arroio do Sal “O empreendimento contará com um terminal de uso privado e tem previsão de liberação da licença do IBAMA e início das obras até o final de 2022. A construção e início de operação pode se dar entre 18 e 20 meses após a liberação da licença faltante, podendo ser inaugurado no segundo semestre de 2024”, ressalta a comunicação de Arroio do Sal.

O senador Luiz Carlos Heinze, que apoia a iniciativa, falou dos ganhos econômicos para o Rio Grande do Sul em ter mais um terminal marítimo além do de Rio Grande, pois muitas vezes o Estado perde cargas para portos de Santa Catarina, Paraná e até Santos-SP. Ele explicou que recebeu essa demanda em 2018, quando começaram os estudos para a viabilidade da obra.

Potencial de criar 3 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos

 

O empreendimento, segundo o empresário João Acácio, deve alcançar investimentos próximos de R$ 5 bilhões, planejado para atender às demandas da região Norte do Estado, podendo criar cerca de 3 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos.

Em escala de produção, a capacidade prevista é de movimentar anualmente 30 milhões de toneladas/ano, podendo aportar grandes embarcações, além de navios de carga e cruzeiros. João Acácio ressaltou ainda que devido a rentabilidade do projeto foi acrescentado um terminal de passageiro para aproveitar o potencial turístico.

 

FONTE: Prefeitura de Arroio do Sal (Melissa Maciel)

 


Publicado em: Economia






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