‘PROJETO IMPACTO ZERO’ EM TORRES: Repensando hábitos de consumo com ativismo ambiental

Convidados do Projeto Praia Limpa Torres - como a modelo e ativista ambiental Laura Morshak (foto) - são fotografados juntamente com o equivalente a uma semana de embalagens de resíduos secos consumidos no seu dia-a-dia (FOTOS: Mar Pedro Abreu)

22 de março de 2023

Relatório divulgado em 2021 pela ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública) revela que 59,5% (118.631 toneladas) do lixo produzido diariamente no país acaba em aterros sanitários; outros 23% (45.830 toneladas) vão para aterros controlados e 17,5% (34.850 toneladas) se destinam aos lixões – os quais deveriam ser extintos em 2021, de acordo com a Política Nacional de Resíduos. Estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mostra que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo: são 11.355.220 toneladas. Entretanto, apenas 1,28% destina-se para a reciclagem.

A partir desta realidade, o Projeto Praia Limpa Torres dá continuidade ao seu  ‘Projeto Impacto Zero’ que tem o objetivo de nos fazer repensar (e reduzir) nossos hábitos de consumo. Esta ação ocorre através da experiência de convidados especiais, que devem juntar o equivalente a uma semana dos resíduos secos (embalagens, garrafas pet, etc) consumidos em seu dia-a-dia, para depois terem sua experiência ‘impacto zero’ registrada em foto – realizadas pelo Fotógrafo Mar Pedro Abreu (@marpedro_– @marpedrofotografia).

 

Sobre a participação no projeto

Em março de 2023, a convidada foi Laura Morshak, porto-alegrense, modelo, Miss Eco 2023 & ativista ambiental. O local escolhido para os registros fotográficos foi a Praia da Guarita, um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul.  “Foi uma experiência extremamente importante para mim, pois mesmo reduzindo ao máximo minha produção de lixo diária, ainda utilizei 42 itens diferentes em uma única semana. Esse número é muito alto quando vamos pensar no acúmulo dentro de um mês, um ano ou uma vida inteira. E é muito difícil fugir desse consumo, pois as indústrias não nos dão opções mais sustentáveis, o que nos torna dependentes de grandes empresas também. Mesmo fazendo tudo que me cabe, ainda me sinto pequena dentro desse cenário enorme de poluição, consumo, desmatamento e contaminação”, ressalta Laura Morshak.

Mas a modelo e ativista digital também lembra que participar de ações como o Projeto Impacto Zero permite trazer um pouco da realidade sobre o consumo de lixo através do impacto visual. “A informação é a única forma de mudança; e é isso que buscamos enquanto ativistas ambientais – lembrar da importância da preservação ambiental dentro do nosso papel como consumidores e também cobrar de grandes empresas que melhorem a sua forma de produção”, concluí Laura.

“O projeto IMPACTO ZERO é incrível! Cada convidado é um novo desafio, onde precisamos adaptar uma temática e produzirmos o resultado que cause impacto com suas imagens. Este ensaio da Laura foi especial pela temática da ‘Eva em um mundo repleto de lixo’ e pelos registros incríveis do Mar Pedro no maior cartão postal de Torres, o Parque da Guarita”, ressalta o idealizador do Projeto Praia Limpa Torres, Alexis Sanson.

Ficha Técnica – Projeto Impacto Zero da convidada Laura Morshak:

 

Total Resíduos coletados: 1,795kg (1 quilo e 795 gramas) perfazendo um total de 42 itens coletados – sendo 42,85% plásticos (18 itens), 38,09% papéis (16 itens), 4,76% isopor (2 itens) e 7,14% vidro (3 itens), 4,76%alumínio (2 itens), 2,38% outros (1 esponja).


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados