TORRES – No dia 30 de agosto, o plenário da Casa da Terra ficou lotado todo o dia – com estudantes da rede municipal que participaram de uma Oficina de Técnicas de Primeiros Socorros. Cerca de 200 alunos de três escolas integrantes do Projeto “Primeiros Socorros, Salvando Vidas e Resgatando Almas”, da Secretaria Municipal de Educação, estavam no evento que é resultado da parceria da SME com a Secretaria Municipal de Saúde junto com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). No dia 4 de outubro, vai ocorrer nova oficina, desta vez para outras duas escolas municipais.
Pela manhã foi realizada a parte teórica, e na parte da tarde, a atenção foi mais voltada para a prática. Através de um power point, os alunos foram inicialmente orientados como agir, na eventualidade de precisarem prestar um atendimento. Presentes os alunos das Escolas Alcino Pedro Rodrigues, Zona sul e Santa Rita. Os estudantes receberam as boas-vidas da idealizadora do Projeto, professora Andrea de Melo Nascimento, e da secretária de Saúde, Suzana Machado. Em outubro vão participar os estudantes das Escolas Mampituba, Manoel Ferreira Porto e Manoel Oliveira Carneiro, na Vila São João.
Os orientadores do Samu foram a dra. Vanessa Borges, os enfermeiros Juliana Borges, Anderson Monteiro e Valdirene Duarte; os técnicos de enfermagem Leonardo Morel e Paulo Ricardo; Os condutores Jucieli Scheffer, Ricardo Delfino e Magno Dalbosco, e o diretor da Média e Alta Complexidade, Tales Correa Rodrigues. A professora Andrea de Melo divide o mérito do Projeto com o pessoal do Samu, Bombeiros, e em particularmente a Silvio Severo, Magno Dal Bosco Goulart, Jeferson França, Marcelo França e Gabriel Scheffer Calixto.
Projeto Primeiros Socorros
O projeto Primeiros Socorros é realizado pela Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Educação, desde 2013. Em parceria com professores e instituições como o Corpo de Bombeiros e SAMU, já formou centenas de jovens socorristas nas escolas de Torres. Visa contribuir na formação de crianças e adolescentes, de forma teórica e prática, utilizando como referência valores de cidadania, dando enfoque a conhecimentos de primeiros socorros
O projeto Recebeu recentemente menção honrosa da Câmara de Vereadores de Torres pela relevância da iniciativa, em decorrência também pela ação dos alunos Greyce Augustino Nunes de Souza e Mikael Ruan de Carlos – que através dos ensinamentos do Projeto prestaram efetivo socorro a duas vítimas de arma branca, com quadro de hemorragia. Os estudantes atuam também como voluntários em atividades do Projeto Geoparque Cânions do Sul, além de participarem em eventos esportivos e culturais.