Quais são os benefícios do marketing digital para pequenas empresas?

A internet mudou radicalmente a vida das pessoas e consequentemente a maneira como se compra e vende, abrindo novas oportunidades de marketing digital, sobretudo para pequenas empresas. No entanto, há muitas empresas pequenas que não sabem como aproveitar as novas oportunidades ou desconhecem as ferramentas de marketing digital.

imagem por mohamed hassan (pxhere)
6 de fevereiro de 2021

Certamente, você já deve ter notado que a internet mudou radicalmente a vida das pessoas e consequentemente a maneira como se compra e vende, abrindo novas oportunidades de marketing digital, sobretudo para pequenas empresas.

A tendência é que, em pouco tempo, a maioria das empresas se tornem digitais. Uma pesquisa da Agência Brasil, feita em 2020, aponta que mais de 134 milhões de brasileiros têm acesso à internet e a utilizam, sobretudo, com frequência pelo celular.

Isso é algo que já está acontecendo e a pandemia acelerou ainda mais esse processo.

No entanto, há muitas empresas pequenas que não sabem como aproveitar as novas oportunidades ou desconhecem as ferramentas de marketing digital.

Preparamos um artigo especial sobre o assunto. A seguir, você vai ver quais são os benefícios do marketing digital para pequenas empresas:

 

Pequenas empresas e o marketing digital

 

Atualmente, as propagandas estão assumindo um novo papel: não é mais somente vender um produto, mas buscar agregar valor a ele. É aí que entra o marketing digital.

Ele trouxe vantagens para empresas que já o praticam e entendem a sua importância. E isso não é uma exclusividade das grandes companhias.

Qualquer empresa, por menor que seja, pode aderir ao conjunto de estratégias do marketing digital para expandir sua atuação, como, por exemplo, o link building, feito pela 2T-Digital, que visa obter links de outros sites para o seu, fazendo com que o site da sua empresa ganhe posicionamento nos buscadores como o Google. Porque isso é importante? Porque quanto mais visibilidade, maior a conversão em vendas.

Entretanto, essa é somente uma das possibilidades. Vejas mais estratégias a seguir:

 

1 – É possível mensurar os resultados

 

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de verificar e entender se as suas estratégias funcionam ou não para uma determinada audiência.

A partir disso, você pode direcionar os seus recursos para as campanhas e as ações que estão dando mais resultados.

Dentro do marketing, essa análise é feita por meio de métricas. Através delas, é possível medir as informações mais importantes para o desempenho do seu negócio.

Além de investigar como estão as vendas, outra função muito importante das métricas é verificar o que os seus clientes pensam sobre o seu negócio e como ajudá-los ainda mais.

 

2 – Você pode segmentar o público

 

A verdade é que quem fala para todo mundo, acaba não falando para ninguém. Isso era algo muito comum de ocorrer antes do Marketing Digital.

A segmentação por meio de anúncios de TV, por exemplo, é muito mais complexa de ser realizada do que a segmentação por meio do Google Ads, por exemplo.

Com a segmentação, é possível entregar a sua mensagem a pessoas que estão interessadas e têm um problema que você pode resolver com o seu serviço.

Atualmente, existem muitas maneiras e etapas bem específicas para segmentar cada público. No entanto, o mais importante é que a segmentação é uma etapa muito importante, sobretudo para agências pequenas.

 

3 – O custo-benefício é melhor

 

Você sabia que é possível criar estratégias para aparecer na busca orgânica do Google? A isso, chamamos de SEO – Search Engine Optimization.

É um conjunto de estratégias que envolvem o conteúdo e as palavras-chaves do seu site para que o Google entenda o que você faz e, consequentemente, o coloque em uma posição melhor.

Parece interessante? É uma das maneiras mais promissoras de investir em marketing digital, pois antigamente, o seu anúncio só era mostrado enquanto você estivesse pagando.

Isso ainda acontece, por meio do Google Ads, mas no caso do SEO, é uma maneira de valorizar o seu site rentável, que ganha cada vez mais valor ao longo do tempo.

Lembre-se que para que as estratégias de marketing digital apresentem o retorno esperado é preciso ser mais do que criativo, mas sim ter uma boa execução.

 

4 – Aumento da competitividade

 

Ao entender e utilizar as ferramentas de marketing digital e o uso das redes sociais, é possível gerar mais valor e competitividade para as pequenas empresas.

Se o seu negócio tem e precisa de um espaço físico, a melhor maneira de utilizar o Marketing Digital é criando uma vitrine online no Google Maps.

Seja qual for o tamanho da sua empresa, há sempre um recurso disponível para investir e colher bons frutos.

 

5 – Gera mais oportunidade

 

Por meio do marketing digital, novos empreendimentos nascem todos os dias. Isso porque cada vez mais gente tem experimentado usar as ferramentas dele.

Muitas vezes, os pequenos empreendimentos não possuem tantos recursos financeiros, ou nem mesmo conhecimento sobre o seu público e oportunidades.

Sendo assim, o marketing digital é uma ótima maneira de começar e prosperar.

 

Conclusão

 

O marketing digital é um conjunto de ferramentas que agrega valor e abre novas oportunidades para as empresas, independentemente do tamanho.

São é possível mensurar cada estratégia e entender mais a fundo a que mais dá certo para o seu negócio.

Gostou de saber mais sobre o Marketing Digital? Aproveite o momento e comece a tirar as suas ideias do papel. O sucesso está mais perto do que você imagina!


Publicado em: Economia






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