Na noite desta sexta-feira, 23 de abril, equipe de repressão ao contrabando da Receita Federal, em ação conjunta com a Receita Estadual, apreendeu cigarros contrabandeados e seu veículo transportador. A equipe fiscalizava a entrada e saída de mercadorias estrangeiras no local e parou o veículo que informou estar indo para o norte do país.
“Analisando os documentos fiscais e os dados do transportador a equipe verificou inconsistência fiscais que indicaram suspeitas de infrações aduaneiras. O condutor que apresentou uma nota fiscal informando transporte de mercadorias legais, abriu o veículo para verificação dos fiscais e ocultos foram encontradas mais de 300 caixas de cigarros paraguaios. O total de cigarros foi calculado em 150 mil de cigarros. Essa quantidade possui um valor aduaneiro de 750 mil reais”, ressalta a Receita Federal.
Sonegação de 400 mil reais
O crime fiscalizado pela equipe representaria uma sonegados de tributos superior aos 400 mil reais.
Esse valor representa mais de 5 mil doses de vacinas compradas pelo governo federal para distribuição a sociedade brasileira.
O condutor foi preso em flagrante pela autoridade aduaneira responsável e as mercadorias e o veículo foram encaminhados ao depósito da Receita Federal pra abertura do processo fiscal.
O condutor responderá criminalmente pelo crime de contrabando e poderá perder sua carteira nacional de habilitação pelo crime. O proprietário do veículo também será chamado ao processo fiscal pra esclarecer sua relação com o ilícito.