Resumo de notícias do dia – internacional/ nacional/ estadual (14 de fevereiro)

Destaques de hoje no BOM DIA TORRES na CULTURAL FM,  14 de fevereiro (Com Paulo Timm)

Imagem: Pixabay
14 de fevereiro de 2024

 

www.culturalfm.online

 

INTERNACIONAIS

– Rússia promete resposta ‘muito dura’ se tiver ativos financeiros ‘roubados’ em países do Ocidente. União Europeia disse que vai adotar lei para reservar lucros obtidos com ativos russos congelados em países do bloco, abrindo caminho para destinar recursos à reconstrução da Ucrânia.

– Após promessa de ‘respostas duras’ contra a Europa, Rússia emite mandado de prisão ao premiê da Estônia. Polícia russa disse que ministra fez discurso de apoio ao desmonte de um monumento da URSS, da qual fez parte. Mandado foi emitido horas depois de Putin dizer que retaliaria a decisão da UE reter lucros obtidos com ativos russos congelados para a reconstrução da Ucrânia.

– Lula visita Egito e Etiópia, países incorporados recentemente ao BRICS + , mas deve restringir seu discurso à ampliação das relações comerciais do Brasil com estes países. Egito é governado por uma ditadura militar desde que Irmandade Muçulmana, vitoriosa depois da Primavera Egípcia, foi derrubada. Etiópia ainda se recupera de uma destruidora guerra civil e se empenha, com apoio da China, em obter uma saída para o Mar Vermelho, junto ao qual tem um terminal de ferrovia.

 

NACIONAIS

– A Mocidade Alegre é campeã do carnaval de São Paulo pelo segundo ano seguido.

– No Rio, a segunda noite de desfiles do grupo especial foi marcada por críticas sociais e pela força do poder feminino.

– Na Bahia, a batida dos tambores alimentou os blocos e os trios elétricos.

– Sindicato dos Delegados de SP repudia desfile da Vai-Vai por ‘demonizar a polícia’; escola afirma retratar acontecimentos históricos. Entidade criticou representação de agentes com escudo e chifres. Por outro lado, Vai-Vai disse que não teve a intenção de promover qualquer tipo de ataque ou provocação.

– Alerta na saúde: o Brasil passou de meio milhão de casos de dengue; Casos assintomáticos de dengue preocupam especialistas.

– Uma mudança simples de sinalização ajudou a diminuir os acidentes numa estrada movimentada do Paraná.

– No litoral de São Paulo, pesquisadores celebraram a volta de tubarões de espécies ameaçadas de extinção.

– Prédio de 23 andares é evacuado às pressas após danos estruturais e ‘risco de queda’ no litoral de SP

 

RIO GRANDE DO SUL

– Stok Center, da Comercial Zaffari, abre mais de 100 vagas; parte para novas lojas.

– Trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão em Farroupilha.

– Mau tempo antecipou retorno de veranistas do Carnaval

 

TORRES E REGIÃO (AFOLHATORRES.COM.BR)

– Passo de Torres adota medidas de controle de tráfego na ponte de concreto sobre o Rio Mampituba

– ABASTECIMENTO DE ÁGUA FOI AFETADO POR FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA NA VILA SÃO JOÃO

Cerca de 2 mil imóveis do bairro da Vila São João, em Torres, estiveram com instabilidade no sistema de abastecimento de água ocasionado pela falta de energia elétrica, na manhã desta terça-feira, 13. Site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

 

Capas de grandes jornais do centro e sul do país.

O GLOBO-  Portela leva estandarte; estão no páreo Viradouro, Imperatriz e Grande Rio

O Estado  de SP- Setores de mineração e petróleo resistem ao “imposto do pecado”

Folha de SP – Gasto militar global salta 9% para ápice desde a 2ª. Guerra mundial.

ZH- Serviços e comércio encerram 2023 com crescimento no Estado

Jornal do Comércio POA – Área com seguro agrícola caiu 27,8% no Rio Grande do Sul em 2023; Governo federal destinou R$ 964 milhões para subvenção no orçamento de 2024, mas trabalha para ampliar os recursos

AGÊNCIA BRASIL  – Mocidade Alegre é a campeã do carnaval de São Paulo de 2024. Escola de samba leva o bicampeonato

 

O Assunto g1  – Dengue e seus riscos neurológicos

O Ministério da Saúde já conta mais de 500 mil casos da doença nas primeiras semanas desse de 2024 – desse total, são pelo menos 75 mortes confirmadas. O ano caminha para ser o pior de todos os tempos: o governo federal estima 4,2 milhões de registros, um salto de 2,5 vezes em relação a 2015, ano que detém o recorde de quase 1,7 milhão de casos. A doença tem como sintomas febre, dor nas articulações e dor de cabeça. Quando evolui para dengue hemorrágica há riscos de lesão no fígado e no cérebro. Os perigos da doença, contudo, podem aparecer no longo prazo e se manifestar em efeitos neurológicos: a neurologista Mariza Puccioni alerta que entre 1% e 20% dos pacientes da dengue podem desenvolver encefalite (inflamação no cérebro), mielite (inflamação na medula), meningite (inflamação na meninge) e até síndrome de Guillain-Barré (quando o sistema imunológico ataca parte do sistema nervoso).


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados