Resumo de notícias do dia – nacionais/ internacionais

Destaques de hoje no BOM DIA TORRES na CULTURAL FM -  04 de março de 2024

Imagem: Pixabay
4 de março de 2024

www.culturalfm.online

 

INTERNACIONAIS

-As mortes de palestinos enquanto tentavam receber ajuda aumentaram a pressão internacional por um cessa-fogo em Gaza; Presidente Joe Biden  manda suprimentos pelo ar mas insuficientes para a crise alimentar na região.

– Milhares de russos se despediram de Alexei Navalny. A polícia acompanhou ostensivamente o funeral do maior opositor do presidente Putin.

– Às vésperas da ‘Superterça’: Nikki Haley vence Trump pela 1ª vez nas primárias do Partido Republicano. Supremo pode anunciar se Trump disputa a Presidência, mas ele tem folgada vantagem nas Pesquisas sobre Biden.

Argentina: miséria cresce com taxa de pobreza em quase 60%, e falta comida em restaurantes populares. Cerca de 27 milhões de argentinos, de um total de 44 milhões de habitantes, são pobres (247)

– Indonésia, maior país muçulmano do mundo planeja ser o Top 10 das economias mundial em breve;  A Indonésia, assim como Arábia Saudita e Egito, está construindo uma nova capital: Nusantara (e futuramente será membro dos BRICS)

 

NACIONAIS

– Aos 92 anos do primeiro voto feminino no Brasil, mulheres perseguidas e que lutaram contra a ditadura, inclusive Elza Soares,  são homenageadas .

– Ação dos políticos foi causa principal do fim da lava-jato, que teria produzido mais resultados positivos do que negativos ao país, diz pesquisa.

– A mesma pesquisa demonstra a polarização da opinião pública entre Lula x Bolsonaro com clara clivagem de classe de renda e região: Mais pobres e NE se inclinam para Lula, mais ricos e moradores do Sul Sudeste por Bolsonaro.

– O IBGE anunciou que a economia brasileira cresceu 2,9% no ano passado, puxada pelo agro e consumo das famílias, graças à melhoria de sua renda.  O ministro da Fazenda Fernando Haddad destacou o desempenho melhor do que se previa, reconheceu uma desaceleração na atividade econômica e disse que o país precisa de mais investimento.

– Impacto no bolso do consumidor.  Fim da reeleição, mandatos de 5 anos, quarentena para militares: o que está em debate na reforma eleitoral: Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco quer aprovar ‘megarreforma’ nas regras eleitorais ainda neste semestre. Mudanças não valeriam para eleição municipal de 2024.

– Oferta de energia cresce mais que consumo, e Brasil ‘joga fora’ excesso: Para atender picos de consumo, país ainda precisa ligar usinas termelétricas — mais caras e poluentes.

– Acharam no diário pessoal do Gen. Heleno um roteiro contra Judiciário e PF que poderia levar à prisão de delegados. Diz a revista Veja que o diário  buscava meios de unir Ministério da Justiça, Advocacia-geral da União e Presidência da República para impedir que a polícia cumprisse determinadas decisões da justiça como se elas fossem inconstitucionais.

– E a população brasileira é convocada para uma guerra contra o mosquito da dengue.

 

RIO GRANDE DO SUL – POA

– Caetano Veloso encanta e empolga em show em Porto Alegre. Na apresentação somou-se ao Chico ao condenar genocídio e erguer bandeira da Pallestina

– ENTREVISTA ESPECIAL J.COMERCIO: RIGOTTO- Regulamentação é tão importante quanto a PEC, diz Rigotto

– Festa Nacional da Uva supera estimativa de 300 mil visitantes

– Prefeitura de Porto Alegre lançou consulta pública sobre ocupação da Usina do Gasômetro: fica com a iniciativa pública ou privada?

– Xangri-Lá poderá aprovar prédios mais altos a partir de segunda-feira; Limite das edificações era de 7 andares até a mudança no Plano Diretor do município, que inclui 9 balneários, como Atlântida e Rainha do Mar

 

Capas dos grandes jornais do centro/ sul do país.

O GLOBO- Baixa procura de vacinas leva Estados e mudar estratégia de combate à dengue

O Estado de SP- Militares liberaram armas para condenados por tráfico, roubo e homicídios. Auditoria do TCU aponta risco à segurança pública, em falta de controle do Exército nas licenças para CACs

Folha de SP- Lula 3 tem melhora na Educação e Saúde mas piora nas contas

ZH- Feminicídios deixaram 82 crianças e adolescentes órfãos no RS

Jornal do Comércio POA- Safra cheia deve alavancar negócios durante a 24ª Expodireto Cotrijal

AGÊNCIA BRASIL –  Populações periféricas são mais vulneráveis à dengue. Avaliação é que mudanças climáticas aumentam riscos da doença

 

O Assunto g1 dia 4 fevereiro 24 – O fim da reeleição na mira do Senado – Em 1997, terceiro ano do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso como presidente da República, a proposta para que ocupantes de cargos executivos tentassem um novo termo foi aprovada. No ano seguinte, FHC se reelegeu, assim como seus sucessores Lula e Dilma Rousseff – em 2022 pela primeira vez um presidente não conseguiu um segundo mandato. Entre prefeitos e governadores a taxa de sucesso também é alta. Para o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chegou a hora de avaliar se os efeitos da reeleição foram positivos ou negativos para o país. No Senado, Pacheco pretende levar a plenário a proposta de acabar com o mecanismo e, consequentemente, mudar a extensão dos mandatos de 4 para 5 anos – no caso dos senadores, de 8 para 10 anos.


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados