Resumo de notícias do dia – Nacional/ Internacional (03 de outubro)

Destaques de hoje no BOM DIA TORRES na CULTURAL FM,  dia 3 de outubro

3 de outubro de 2023

www.culturalfm.online

 

Resumão das Notícias do dia

– Eleições na Argentina dão vantagem para o candidato de extrema direita, Miley; mas Massa, candidato peronista se sai melhor, enquanto a candidata de direita moderada vai perdendo posição

– O ex-presidente Donald Trump se apresentou à Justiça para responder pela acusação de ter ganhado o equivalente a meio bilhão de reais fraudando valores de imóveis.

– O Brasil assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU, por um mês. Está propondo nova Missão de Paz da ONU no Haiti, mas não para o Brasil.

– O Ministério da Justiça, no Brasil, preocupado com a violência no país,  apresentou um programa nacional de combate ao crime organizado com ações específicas para Bahia e Rio de Janeiro.

– Bombeiros e Defesa Civil ainda procuram sobreviventes do deslizamento de uma vila no Amazonas. Morrem centenas de botos e tucuxis na região por causa de seca.

– A transferência de voos do Aeroporto Santos Dumont aumentou o movimento no Galeão, no Rio.

– A equipe feminina de ginástica artística do Brasil se classificou para as Olimpíadas de Paris.

– Nesta data, 3 de outubro de 1930 eclodia  em POA a Revolução de 1930, sob o comando do Governador do RS, Getúlio Vargas, que iria mudar o Brasil. Uma de suas maiores realizações foi a criação da PETROBRÁS, há 70 anos, em 1953, a maior empresa brasileira, uma das maiores do mundo no ramo,  pioneira na exploração de águas profundas.

– Nobel de Medicina 2023 vai para Katalin Karikó e Drew Weissman por pesquisas que permitiram criação de vacinas contra Covid. Estudo sobre modificações na base de nucleosídeos permitiu o desenvolvimento de vacinas de RNA mensageiro contra a covid-19. Outros cinco prêmios serão anunciados nos próximos dias.

– STF condena mais três réus por atos golpistas a penas entre 12 e 17 anos de prisão. Dois processos foram levados a julgamento presencial por um pedido de destaque do ministro André Mendonça.

– Contra pauta progressista, Senado discute mandato temporário para ministros do STF. Ideia, que havia sido abandonada, voltou a ser discutida após a decisão da corte sobre marco temporal e voto favorável de Rosa Weber à descriminalização do aborto. Atualmente, magistrados só precisam deixar o cargo ao completar 75 anos.

– FGTS: ministro diz que recebeu aval de Lula para enviar ao Congresso projeto sobre saque-aniversário. Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) não deu detalhes sobre a proposta ou quando texto será encaminhado ao Legislativo. Segundo ele, extinção da modalidade ‘não está em discussão’.

– Isenção na taxa de US$ 50: clientes relatam que tempo de entrega de compras internacionais diminuiu. Fisco recebe informações sobre as encomendas e o pagamento de tributos de forma antecipada, o que facilita a fiscalização aduaneira e permite que os produtos cheguem mais rápido às mãos dos consumidores.

– Moro colocou policial infiltrado em escritório de colaborador; Decisão ainda revela salas com “escutas de longo alcance”; presidente do TCE teria sido grampeado; Moro diz que “nunca foi solicitado gravações de autoridades com foro”;

– TST, CNPq e Ministério da Defesa: inscrições para três concursos públicos começam nesta segunda. Cargos têm remuneração inicial de até R$ 13 mil; veja os detalhes dos editais.

– Anvisa manda suspender venda de lotes da bebida Sidra Cereser sabor maçã. Medida foi tomada por causa da possibilidade de pequenos fragmentos de vidro estarem presentes na bebida. Agência diz que recolhimento será de 2,2 milhões de garrafas, e que 0,2% podem ter fragmentos.

 

– Por que virou moda roupa que simula ‘corpo pelado’, com estampas consideradas polêmicas?

Peitos, abdomens, músculos e ondas de calor estão entre as principais imagens emuladas pelo estilo, que tem o naked dress como referência.

 

Capas dos principais jornais do Centro/Sul do país

*O Estado de SP- Senado aprova Desenrola com limite ao juroi do rotativo. Dívida pode ser limitada, no máximo , ao dobro do valor original

*Folha de SP = Senado aprova Desenrola e Teto Rotativo. Projeto que vai á sanção presidencial dá aos bancos 90 dias para proporem teto-juros no cartão.

*ZH—Empresa de transporte de Viamão vence leilão para compra da Carris: R 109 milhões, 21 linhas, por 30 anos.

 

O Assunto g1 dia – Fraude na Amazônia em créditos de carbono

Reportagem exclusiva do g1 revelou que empresas particulares estão usando terras públicas na Amazônia para emitir créditos de carbono. A fraude acontece no município de Portel, na Ilha do Marajó (Pará). É lá onde ribeirinhos disseram não ter sido beneficiados pela venda de créditos de carbono a empresas multinacionais. Para entender o que são os créditos de carbono, em que pé estão as propostas de regulação deste mercado no Brasil e o que dizem os envolvidos, Julia Duailibi conversa com Isabel Seta, repórter do g1.


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados