Semana da Enfermagem tem cronograma especial no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes

Para homenagear quem está sempre a postos para cuidar, Hospital de Torres teve programação especial. Além de seminários e palestras, também foram promovidos momentos de descontração, como show, exposição de fotos, distribuição de brindes.

19 de maio de 2022

A semana é de homenagens aos profissionais que são essenciais no atendimento aos pacientes. Com o tema “A Enfermagem como Protagonista do Cuidado”, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN), em Torres, promoveu, ao longo desta semana, uma programação especial para lembrar da importância dos enfermeiros e técnicos de enfermagem na rotina da instituição.

Um dos pontos altos das homenagens é um concurso interno de redação que premiará um profissional do hospital com um voo de balão: O tema é “Heróis sem Capa, a Enfermagem como Protagonista do Cuidado”. O vencedor será conhecido nesta sexta-feira (20), e o voo de balão foi um presente da empresa Soseg.

Além de seminários e palestras, também foram promovidos momentos de descontração, como show, exposição de fotos, distribuição de brindes. As confraternizações ocorrem sob cuidados ainda, mas traz alegria para profissionais que, por mais de dois anos de pandemia de coronavírus, estiveram bastante expostos para manter pacientes cuidados e acolhidos.

“Esta é a nossa 3ª Semana Integrada de Enfermagem, que contou também com a participação do Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, Ulbra e Secretaria de Saúde de Torres. Foram várias atividades, treinamentos e palestras de profissionais de ambas as instituições. É um momento de troca de experiência e vivências entre os profissionais da nossa categoria que busca a cada dia mais reconhecimento e fortalecimento”, conta Caruline Bauer, responsável técnica (RT) em Enfermagem do HNSN.

Na quinta-feira (19), também foi realizada homenagem a quatro profissionais do hospital que dedicaram boa parte de suas carreiras ao hospital e que morreram em 2021: as técnicas em Enfermagem Juraci Carlos Cardoso Eugênio e Eperina Melo dos Santos Corrêa, a enfermeira Leci Mengue de Souza, e Irmã Guiomar Bonatto, primeira enfermeira da instituição, da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas.

Datas

 

A Semana de Enfermagem da Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do HNSN, começou em 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, e vai até esta sexta-feira (20), Dia Nacional dos Técnicos e Técnicas de Enfermagem. As iniciativas mobilizaram, além das unidades hospitalares de Torres e de Capão da Canoa, os hospitais Mãe Deus e Santa Ana, em Porto Alegre, bem como os quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, pelos quais a AESC é responsável, também na Capital.

O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem à inglesa Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Já o dia 20 é uma lembrança a Anna Nery, referência para a enfermagem no país. Conhecida como “heroína brasileira”, atuou como voluntária na Guerra do Paraguai (1864-1870).


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados