Torres pode tornar-se cidade referência no Esporte Canicross

Uma etapa do ainda inédito Campeonato Brasileiro de Canicross - corrida cross acompanhada por cães - pode ocorrer no município

9 de janeiro de 2019

Em audiência realizada na sexta-feira passada, dia 04/01 –  com Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Torres Matheus Jungues e o Diretor de Esportes, Dérick Machado – o voluntário fundador da Corrida e Caminhada Beneficente Vai Totó, Maurício Pinzkoski, convidou o município de Torres para ser a “Praia Capital” do Canicross. O objetivo é aproveitar o terreno tipo cross e as deslumbrantes paisagens da cidade para realizar uma etapa do inédito Campeonato Brasileiro de Canicross, promovido pela Vai Totó e pela CANINOS (Federação de Esportes com Cães do Rio Grande do Sul).

O projeto prevê exposição fotos, vídeos, palestras, atividades culturais e oficinas ao longo dos cinco dias do Festival de Balonismo, em Maio, terminando com a corrida e caminhada em que todas pessoas e cães podem participar – em benefício da ONG Associação Torrense de Proteção Animal (ATPA) –  que deverá receber doações (mediante a contrapartida do apoio na  divulgação). “Em 2018, dentro da programação do Festival de Balonismo, realizamos um treino teste no parque da Guarita com a Cusco Equipe de Canicross. Além disso, temos feitos ações da Vai Totó em grandes eventos internacionais como Expointer, Fenasul e Acampamento Farroupilha”, comenta Pinzkoski.

O Secretário municipal Matheus Junges destacou que o apoio da prefeitura somados ao do SESC (já conquistado) e ao da iniciativa privada, vão garantir a realização da Corrida e Caminhada Beneficente Vai Totó. “Precisamos avançar em Esportes inclusivos e a Vai Totó é a única que exclusivamente oferece essa solução defendendo animais e pessoas”, resume Matheus.

A Vai Totó é uma ação social beneficente, nascida por voluntários em 2016, sendo que já arrecadou e doou mais de 7.000Kg de ração beneficiando inúmeras ONGs de proteção animais e de crianças em cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul, Gramado, Canoas, Guaíba, Picada Café, Esteio e Novo Hamburgo. A ação tem homologação do Conselho de Medicina Veterinária, SESC/RS, Conselho de Educação Física e Associação Brasileira de Zootecnista além da Farsul, Febrac, Assembleia Legislativa e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

*Com informações de Maurício Pinzkoski

 


Publicado em: Esportes






Veja Também





Links Patrocinados