Torres registra triste recorde de 10 óbitos relacionados à Covid-19 em uma semana

Além disso, Três Cachoeiras registrou mais dois óbitos, e Arroio do Sal outros três nesta semana. Hospitais da região seguiam operando acima da lotação máxima até quinta (11)

11 de março de 2021

Conforme levantamento divulgado pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (18ª CRS) na noite de quarta-feira (10 de março) a situação segue crítica nos hospitais do Litoral Norte: A taxa de ocupação de UTI estava em 109% e a de leitos clínicos em 145%. Além disso, na lista de espera por leitos havia 54 pacientes aguardando um leito de UTI e outros 50 estavam aguardando um leito clínico na data.

“Na quarta-feira (10), dos 104 pacientes que aguardavam leito clínico ou de UTI, 40 tiveram seus pedidos encerrados, dos quais 9 com evolução para óbito. Foi detectado pela primeira vez no Litoral Norte a variante P1, em amostras de Torres e Imbé. Esta cepa está associada a maior contágio e aumento do número de casos graves”, destaca a 18ª CRS.

 

Situação crítica em Torres

 

E, infelizmente, estes números já vinham sendo superados com a divulgação de novos boletins epidemiológicos dos municípios da região. Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Torres na quinta-feira (11), estão registrados, contando desde o início da pandemia, 4384 casos confirmados, com 3871 recuperados, 436 pacientes em isolamento domiciliar e 45 óbitos no município.

E com pesar informamos que, no período dos últimos 7 dias, um total de 10 novos óbitos relacionados a Covid-19 foram registrados em Torres – um infeliz recorde semanal, desde o princípio da pandemia. Na sexta passada (05), o óbito registrado foi de paciente do sexo feminino, 83 anos, com comorbidades, que estava internada em leito comum do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. No sábado (06)  óbito de paciente do sexo masculino, 54 anos, com comorbidades, que estava internado na UTI do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. Já na segunda (08), a morte por Covid-19 foi de paciente do sexo feminino, 37 anos, com comorbidades, que estava também internada na UTI do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.  Na terça (09) foram mais três óbitos registrados em Torres: um paciente do sexo masculino – com 28 anos, que estava internado na UTI do Hospital Nossa Senhora dos Navegante – e duas pacientes, uma com 71 anos (com comorbidades que estava internada em leito clínico do HNSN) e outra paciente com 48 anos (também com comorbidades que estava na UTI do HNSN).Na quarta (10), outro óbito registrado: paciente do sexo masculino, 56 anos, sem comorbidades e que se encontrava internado fora da cidade. E na quinta (11) foram mais três mortes registradas: uma paciente de 87 anos – com comorbidades que se encontrava em leito comum do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes – e outros dois pacientes que se encontravam internados na emergência do HNSN, um senhor de 77 anos (com comorbidades) e uma senhora, de 68 anos (também com comorbidades).

Até quinta-feira (11), estavam hospitalizados oito pacientes de Torres na UTI do Hospital Nossa Senhora do Navegantes e 18 pacientes em leito comum. “Estamos com seis pacientes de Torres internados fora do município. De outros municípios, temos 12 pacientes hospitalizados, dois na UTI e dez em leito comum. Um paciente em Torres espera por leito hospitalar”, afirmava a Prefeitura de Torres, destacando ainda que havia 140 casos suspeitos, aguardando resultados de exames (sendo que cento e trinta e oito destes pacientes encontravam-se em isolamento domiciliar e dois pacientes estavam hospitalizados em leito comum).

Como o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, atingiu o limite da capacidade, isso exigiu a restrição dos acessos na Emergência, com foco na acolhida das pessoas em estado de saúde mais crítico.

 

Arroio do Sal e Três Cachoeiras registram novos óbitos

 

Em relação a situação do novo coronavírus em outros municípios da microrregião, até quarta-feira (10), Arroio do Sal registrava 684 casos confirmados (sendo 9 internados), com 603 recuperados e 16 óbitos no total (três a mais que semana passada). Havia ainda 20 casos suspeitos (aguardando resultados dos exames) em Arroio do Sal – sendo que nenhum destes pacientes estava internado.

Já Três Cachoeiras, até quarta-feira (10) estava com 910 casos confirmados para Covid-19 (com sete pacientes internados), sendo 838 recuperados e 108 suspeitos (aguardando resultados). Além, disso, Três Cachoeiras está com 18 óbitos relacionados ao coronavírus desde o princípio da pandemia – dois a mais que na semana passada.


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados