Torrescar anuncia fim das operações em 19 linhas intermunicipais de Torres e do Litoral

As operações de 19 linhas serão encerradas dia 29 de março de 2024 (uma sexta-feira) às 23:59. Para sanar a demanda, foi realizado um chamamento público direcionado às empresas do Sistema Estadual de Transporte Metropolitano (SETM) no Litoral Norte.

12 de março de 2024

A Torrescar – empresa de transporte público que atua em diversas cidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul – informou que suas operações relacionadas à METROPLAN nas linhas operadas na região de Capão da Canoa, bem como as linhas sob concessão da região de Torres, serão encerradas dia 29 de março de 2024 (uma sexta-feira) às 23:59.

No total, serão desativadas 19 linhas da Torrescar. A partir de então, tais linhas serão operadas por outra empresa de transporte ainda não definida pelo Estado, através da Metroplan.

Segundo comunicado da Torrescar encaminhado à Francisco Horbe, Superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano Regional (METROPLAN), vários fatores levaram a empresa a entregar todas as operações mantidas junto a METROPLAN: o decréscimo na demanda por transporte coletivo (agravado após a pandemia de Covid-19), aumentos no custo do óleo diesel, isenção obrigatória de algumas tarifas (como para idosos acima de 65 anos em Xangri-lá), falta de mão de obra em localidades mais distantes dentre outros motivos que causaram desiquilíbrio econômico na Torrescar nos últimos anos.

 

Chamamento público foi realizado

Foi realizado um chamamento público direcionado às empresas do Sistema Estadual de Transporte Metropolitano (SETM) no Litoral Norte. Este chamamento público foi enviado com todas as informações operacionais e técnicas necessárias para que as empresas interessadas pudessem formular suas propostas, para operar no lugar da Torrescar.

Segundo destacado pelo Correio do Povo,  prazo para apresentação das propostas seria até o dia 13 de março (quarta-feira) – e após a entrega das propostas, a Metroplan será responsável por analisá-las até o dia 15 de março. “Em seguida, as propostas serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Transporte Metropolitano (CETM) para apreciação e homologação.  A empresa vencedora deverá assumir os serviços de transporte até o final do mês. Em caso de não aprovação de nenhuma proposta, será realizado um novo chamamento para as demais empresas do SETM de outras regiões e aglomerações”, destaca o Correio do Povo.

 

Conforme nota da Torrescar, as linhas a serem desativadas são:

– Capão da Canoa/Terra de Areia- Via Morro Alto

– Capão da Canoa/Atlântida Sul

– Capão da Canoa/Rainha do Mar

– Capão da Canoa/Curumim

– Capão da Canoa/Osório

– Capão da Canoa/Osório/Estrada Municipal

– Capão da Canoa/Boa União

– Capão da Canoa/Torres/Ulbra

– Capão da Canoa/Xangri-Lá/Osório/Facos

– Osório/Cerrito

– Três Pinheiros/Capão da Canoa

– Arroio Carvalho/Terra de Areia

– Capão Novo/Xangri-Lá

– Torres/Morro Azul

– Torres/Morro de Dentro

– Torres/Colônia de São Pedro

– Torres/Roça da Estância

– Terra de Areia/Torres/Ulbra

– Capão da Canoa/Torres/ Ulbra


Publicado em: Economia






Veja Também





Links Patrocinados