Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul se unem em busca de soluções para a ponte do Morro Azul

As condições precárias em que se encontra a ponte do Morro Azul, na RS 494, e que nos últimos dias impossibilitaram o tráfego, uniram esforços de representantes de Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul em busca de soluções.

29 de outubro de 2021

As condições precárias em que se encontra a ponte do Morro Azul, na RS 494, e que nos últimos dias impossibilitaram o tráfego, uniram esforços de representantes de Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul em busca de soluções. Nesta quarta-feira (27), uma comitiva foi recebida no departamento de engenharia do Exército Brasileiro, em Porto Alegre, onde foi protocolado um pedido de viabilidade para conserto e reforma da ponte.

A ponte localiza-se a 8km da sede de Três Cachoeiras, sendo o único acesso que interliga os municípios de Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul e Mampituba. Sua reforma é de extrema urgência devido à precariedade que a mesma se encontra, necessitando de constantes reparos. Sua estrutura está bem comprometida, devido ao grande fluxo de trânsito diário, principalmente de veículos pesados, sendo o único trajeto de escoamento de toda produção agrícola da região. “Passam pela ponte mais de 40% da produção de banana do Estado”, afirmou o vereador de Três Cachoeiras, Marcelo Paulart.

Após essa reunião com o chefe da engenharia do Exército, os municípios se comprometeram em fazer um laudo técnico por meio da Defesa Civil, descrevendo a situação da ponte e como ela é fundamental para a região. “Munidos com toda essa documentação, estaremos indo novamente ao alto comando do Exército para que deem o encaminhamento necessário ao pedido”, disse o contribuinte e morador de Três Cachoeiras, Moacir Rodrigues da Paz.

 

Força tarefa (em meio a dificuldades do DAER)

 

Atualmente o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS) está fazendo as manutenções paliativas na ponte para garantir a trafegabilidade, no entanto, conforme menciona Moacir, não tem como aceitar mais esses reparos.  A responsabilidade de conservação da ponte é do Estado, porém, devido a morosidade do processo, lideranças municipais se uniram para ir em busca de outra solução.

A força tarefa em Três Cachoeiras contou com o apoio do vice-prefeito Vilson Rodrigues – que está interino durante as férias do prefeito Flávio Ratinho, com a secretária de Obras interina Marla Borges, com o secretário de Obras João Valerim – que retornou de férias nesta quarta-feira (27), com a secretária de Administração  Camila Roza, a secretária da Fazenda Carla Réus, o vereador Marcelo Paulart e o contribuinte Moacir Rodrigues. Uniram-se a eles também o prefeito de Morrinhos do Sul, Marcos Venicios e o secretário de Obras Ederson Corrêa.

 

 

 

 

 


Publicado em: Infraestrutura






Veja Também





Links Patrocinados