Última plenária de 2022 do núcleo regional da Rede Ecovida alerta sobre violência de gênero

Lembrado anualmente como o Dia Internacional de Não-Violência Contra as Mulheres, o 25 de novembro repercutiu na plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia, dia 28 de novembro, em Rio de Dentro, Mampituba, litoral norte do Rio Grande do Sul.

Legenda: Representantes dos grupos se reuniram na comunidade de Rio de Dentro, Mampituba
30 de novembro de 2022

Lembrado anualmente como o Dia Internacional de Não-Violência Contra as Mulheres, o 25 de novembro repercutiu na plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia, dia 28 de novembro, em Rio de Dentro, Mampituba, litoral norte do Rio Grande do Sul. “Tivemos uma fala muito importante da Ana (Meirelles) do Centro Ecológico e da Carla Dornelles , trazendo dados sobre o feminicídio aqui no nosso Estado, e falando sobre a importância de todes estarmos atentos aos sinais de violência. E no final uma homenagem à Elisângela!” escreveu Jovana Moschen para um grupo de Whatsapp. A agricultora se referiu à vítima de feminicídio Elisângela Bottega, do Núcleo Alto Uruguai da Rede Ecovida.

“É uma pauta que a gente vem batendo bastante na agroecologia: a violência contra as mulheres. Então foi bem legal essa parte, bem instrutiva. O pessoal ficou bem atento às colocações delas”, relatou o Alexandre Silveira Ramos, do grupo Agrisap.

Além da não-violência, na quinta e última plenária do ano os grupos abordaram procedimentos da Rede Ecovida, questões climáticas que vêm impactando a produção na região e a diversificação de cultivos nos bananais.  “Paulo (Fernandes) e Ezequiel  (Martins) visitaram um viveiro de mudas de abacate, trazendo ideias de cultivos e novas opções de renda e de alimentação que fiquem mais dentro da questão da biodiversidade, da multiplicação e não ficar só na monocultura”.

Em março será a primeira plenária de 2023. O local, data e grupo anfitrião ainda serão definidos. Nesta plenária de Rio de Dentro o Boa Esperança foi o grupo anfitrião.

 

Rede Ecovida

 

O Litoral Solidário é um dos núcleos regionais da Rede Ecovida de Agroecologia. Os núcleos são formados por grupos de famílias agricultoras ecologistas, feiras, cooperativas e entidades de assessoria técnica, como o Centro Ecológico, em mais de 350 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A proposta da rede é promover a agroecologia. Como parte deste trabalho, desenvolveu uma metodologia de certificação participativa reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

FONTE – Centro Ecológico


Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados