Ventos e ressaca forte esperados para os próximos dias no litoral do RS e SC

Combinação de anticiclone e ciclone extratropical deixará mares sul brasileiros muito agitados

A: centro do anticiclone de origem polar (alta pressão atmosférica). B: centro do ciclone extratropical (baixa pressão atmosférica) FONTE: Climatempo
9 de agosto de 2017

Uma situação meteorológica pouco comum acontece no Atlântico Sul no fim da primeira quinzena de agosto de 2017 – alterando o clima e atingindo também Torres e o litoral gaúcho. Conforme Josélia Pegorim do site Climatempo, um anticiclone de origem polar extremamente forte desloca-se pela costa da Argentina entre os dias 9 e 13 de agosto. ” Além de muito forte, este anticiclone é também muito amplo e vai influenciar as condições do tempo e do mar no Atlântico Sul por vários dias (…) O valor de pressão atmosférica será excepcionalmente elevado e raro sobre águas do Atlântico Sul”.

A combinação dos ventos fortes gerados por este potente anticiclone, e de um ciclone extratropical que passa pela costa da Região Sul do Brasil, deixa o mar muito agitado em toda a costa leste do Brasil no período entre 10 e 14 de agosto de 2017. Fortes ressacas são esperadas nas praias do RS e SC, com ondas entre 3 e 6 metros. Ventos podem chegar perto de 90 Km/h.

A Marinha do Brasil também emitiu avisos de mar muito grosso a muito alto e ventos fortes a duro para as áreas oceânicas em alto-mar, em mar aberto, ao largo da costa do Rio Grande do Sul, que vão deixar a navegação perigosa nos próximos dias. Veja os avisos originais da Marinha.

 

*com Climatempo


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados