Vereador pede iluminação na Praia dos Molhes para prática do surfe noturno

A justificativa do pedido formal afirma que a implantação seria um marco para Torres e para a comunidade do surfe

Surf noturno nas ondas do Arpoador (RJ) (Foto: site Waves)
7 de agosto de 2021

Esta tramitando na Câmara Municipal de Torres, o Pedido de Providência de autoria do vereador João Negrini (Rep) que solicita ao Poder Executivo (Prefeitura) que providencie e instalação de luminárias voltadas para o mar na Praia dos Molhes, em Torres. O objetivo é viabilizar a prática de surfe noturno na praia mais frequentada pelos desportistas da modalidade.

Na justificativa do Pedido de Providências, o vereador lembra que a praia dos Molhes é um local reconhecido por toda pessoa que pratica o surfe – além do lugar permitir que o surfista consiga (dependendo das condições marítimas) entrar no mar pelo canal que se forma ali, facilitando que chegue à parte de fora mais facilmente. Para o vereador Negrini, a implantação da iluminação, portanto, traria uma nova possibilidade pra essa prática, onde os surfistas poderão sair de seus trabalhos ou cidades mais distantes e aproveitar mais no período noturno em dias de condições favoráveis no mar.

A justificativa do pedido formal termina afirmando que a implantação de iluminação seria um marco para Torres, para o litoral norte e para a comunidade do surfe. Uma iniciativa que põe Torres na frente de outras cidades litorâneas do sul do Brasil.

Já há exemplos mostrando que a ideia é em recebida: no Arpoador, praia do Rio de Janeiro, cai a noite mas os surfistas continuam sendo os astros. Com as condições certas e a colaboração preciosa da luz dos holofotes, dezenas de pranchas saem ao mar, colorindo o falso dia na escuridão. Quando a lua está cheia, fica ainda mais inspiradora a prática do esporte. A noite é uma alternativa para quem está trabalhando ou estudando de dia, e turno escolhido como a hora ideal para os que querem evitar o crowd (ou a lotação) na água.

Jornal A FOLHA já fez matéria sobre a ideia em 2014

Em 2014, a sugestão do surf noturno nos Molhes já havia sido ventilada em reportagem do jornal A FOLHA. Na ocasião, o então presidente da Associação dos Surfistas de Torres (AST), Renan Borba,  destacava que a ideia seria viável no ponto de vista do esporte (pelo fato dos Molhes ser uma praia com ondas constantes – apesar das condições das ondas mudarem durante a noite) e também um belo investimento turístico para a cidade. Já o Secretário de Planejamento do município a Época, Carlos Cechin (in Memoriam) ressaltava que os custos para tal projeto (instalação de holofotes para o surf noturno) não seriam muito altos – e que o projeto era viável politicamente (bastando ter o interesse manifesto e oficializado para tal empreitada)

 

 

 

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados