Na última sessão da Câmara, realizada na segunda-feira (19), o vereador Gibraltar Vidal, o Gimi (MDB), em seu pronunciamento de tribuna do dia pediu que o futuro da urbanidade de Torres levasse em conta a preservação das características naturais da cidade, assim como a sustentabilidade dos recursos naturais. Uma das ideias do vereador em seu discurso foi o incentivo – por lei ou por projetos de fomento – para que as novas construções utilizem a captação de água da chuva para usos específicos, como para regar plantas ou para água de abastecimento de encanamentos de sanitários, por exemplo.
Outra atenção que o Gimi sugeriu foi quanto à acessibilidade. Ele acha que as leis e as ações públicas locais que norteiam o crescimento urbano devem ter um olhar mais atento a forma de transitar das pessoas, para que idosos, portadores de deficiência física, dentre outros casos especiais tenham mais tranquilidade ao andar nas ruas, principalmente por Torres ser, ainda, uma cidade turística e depender da satisfação deste segmento pra seu sustento econômico.
Aparte lembra que assunto já foi abordado noutra legislatura
Em seu pronunciamento na mesma sessão, o vereador Fábio da Rosa (PP) lembrou que seu gabinete, na legislatura anterior, já elaborou um pedido de providencias para que as políticas públicas locais levassem em conta às questões de sustentabilidade ambiental. À época, ele sugeriu que a municipalidade desse desconto neste sentido através do que chamou de “IPTU Verde”.