A mobilização por melhorias na infraestrutura viária de Torres ganhou um importante reforço com o empenho da vereadora Carla Daitx em viabilizar recursos para a conclusão da pavimentação da Estrada Geral, no trecho de 16,3 km que liga a localidade de Barro Cortado à ERS-494, no acesso ao município de Mampituba.
Na última semana, a vereadora Carla Daitx esteve na Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, onde foi recebida pelo diretor administrativo Matheus Junges (ex- secretário de governo de Torres). Durante a reunião, apresentou o projeto e defendeu sua inclusão no programa Avança RS. Ela também informou que a Secretaria de Planejamento do Município já se comprometeu em cadastrar o projeto junto à Secretaria de Turismo e ao programa Pavimenta 3.
O pleito, que também conta com o apoio de outros vereadores, é uma antiga demanda da comunidade e se justifica pela necessidade de melhorar o acesso aos cânions e aos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. A estrada é estratégica para moradores, veranistas e turistas que visitam Torres — município integrante do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, reconhecido por sua relevância geológica e potencial turístico.
Avanço para a economia da Pirataba
A conclusão da pavimentação, conhecida como Estrada da Pirataba, representa um avanço significativo para a economia local, pois além de fomentar o turismo sustentável, também irá facilitar o escoamento da produção da agricultura familiar, promover a integração das comunidades rurais e garantir maior segurança no trânsito.
“A pavimentação da Estrada da Pirataba não é apenas uma questão de infraestrutura, mas uma oportunidade concreta de valorizarmos nossa agricultura familiar, integrarmos nossas comunidades e alavancarmos o turismo regional”, destacou a vereadora.
Segundo Carla Daitx, o próximo passo será acompanhar de perto o andamento do cadastro e mobilizar esforços para garantir que o projeto saia do papel. “Estamos trabalhando em conjunto com o governo estadual e os municípios para transformar essa ideia em realidade. É um projeto que beneficia não só Torres e Mampituba, mas toda a região, trazendo desenvolvimento e valorizando nossas riquezas naturais e culturais”, concluiu.