O município de Dom Pedro de Alcântara, com suas diversas Secretarias Municipais e também o Conselho Municipal do Meio Ambiente, está se organizando para a realização do VII Fórum Regional de Preservação das Águas da Lagoa Itapeva. Realizado anualmente em um dos municípios do Litoral Norte, o evento apresenta palestrantes, discussões e definições de temas relevantes para a qualidade das águas da Lagoa Itapeva e outros cursos de água da nossa região. Este ano, ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro, nas dependências da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
O objetivo é promover a integração entre os municípios banhados pela Lagoa Itapeva, de forma a fortalecer ações de preservação das águas, formas mais sustentáveis de saneamento, além de mobilizar os poderes locais e regionais entorno de assuntos referentes ao manancial hídrico. Em 2018, o evento terá um tema que será destaque a parte, já que a Lagoa Itapeva será parte do roteiro turístico Caminhos dos Vales e das Águas – envolvendo esportes náuticos e a travessia de embarcação entre os municípios de Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Terra de Areia, Torres e Dom Pedro de Alcântara.
A Chefe do Departamento Municipal de Gestão Ambiental de Dom Pedro de Alcântara, Fabiana Hertzog Dimer, mostra-se satisfeita com o evento, “já que o município ainda não havia sediado o encontro, que pretende ter repercussão positiva na busca da melhoria na qualidade das águas dos recursos hídricos”.
Coincidindo com o primeiro dia do evento, ocorrerá também o encontro do Comitê da Bacia do Rio Tramandaí, que é o rio que abastece a Lagoa Itapeva e está em fase de elaboração do seu Plano de Bacia. Na oportunidade, ocorrerão oficinas temáticas relacionadas ao uso dos recursos hídricos da região da Bacia do Rio Tramandai.
VII Fórum Regional de Preservação das Águas da Lagoa Itapeva ocorrerá em Dom Pedro de Alcântara
Este ano, evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro, buscando integrar os municípios banhados pela Lagoa Itapeva e debater ações de preservação das águas, formas mais sustentáveis de saneamento e até o uso turístico da lagoa
Imagem da Lagoa Itapeva (Fonte: youtube.com)
21 de agosto de 2018
Publicado em:
Meio Ambiente