Voluntários de Torres fazem limpeza artesanal do ‘valão’ na Avenida do Riacho

Guardiões da Natureza trabalham para mitigar agressões ambientais, principalmente as que atingem a Lagoa do Violão atualmente

13 de agosto de 2021

Uma publicação compartilhada (com fotos e vídeos) na rede social Facebook mostra mais um trabalho de um grupo de pessoas voluntárias de Torres, que têm empreendido várias atividades buscando mitigar a poluição ambiental que está ocorrendo, principalmente, no entorno da Lagoa Do Violão em Torres. Eles têm feito campanhas para colocação de mais lixeiras no entorno da Lagoa, tem feito operações de salvamento de animais que ficam perdidos quando saem da Lagoa (como as tartarugas). O Grupo ainda têm feito algumas manifestações educadas, pedindo que o poder público aja nas pautas sugeridas pelo grupo.

 

Pneus, bicicletas, ventiladores dentro do valão…

Desta vez a ação compartilhada foi a de um mutirão de limpeza do “valão” – riacho que corta as duas vias da Avenida do Riacho, unindo a Lagoa do Violão ao Rio Mampituba.  O Grupo – autodenominado Guardiões da Natureza de Torres – mostra imagens e vídeos da limpeza feita desde o trecho da esquina da Feira (primeira quadra após a Lagoa) até a esquina da rótula do Supermercado Bistek (na curva da mesma via).

Segundo a publicação, foram retirados pneus de bicicleta, de carro e de moto, surdinas, calotas, ventilador, liquidificador, garrafas de vidros, cacos de garrafas, sacolas, rolos de fiação para internet, aparelhos de telefone celular, aparelhos de som e etc. A postagem explica, inclusive, que o volume de lixo retirado foi tão grande que os Guardiões da Natureza tiveram de fazer uma ligação para o Secretário do Meio Ambiente de Torres, Júlio Agápio – que prontamente enviou uma camionete para recolher todo o lixo retirado pelos voluntários.

 

Tartaruga esfomeada salva

 

Também foi recolhida com vida uma tartaruga – que estava presa em entulhos, com marca de atropelamento antigo no casco, consequentemente com muita fome. O grupo – que também trabalham pelo bem estar dos animais de rua na cidade, prontamente ofereceu ração à tartaruguinha, que comeu muito.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados