O voto não é obrigatório, mas a participação dos eleitores na Consulta Popular que começa hoje, terça-feira (26) e termina na quinta-feira (28) pode garantir investimentos importantes para os municípios do Litoral Norte. Para a região são destinados quase R$ 3,5 milhões, mas a aplicação deste recurso pelo Governo do Estado depende de um percentual mínimo de eleitores de cada cidade.
A lista de 10 prioridades foi definida em reuniões realizadas nos últimos meses pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Litoral Norte. O eleitor deve escolher uma delas no momento da votação. Entre as áreas contempladas estão segurança, saúde, turismo e desenvolvimento rural.
A votação ocorre a partir das 8h desta terça (26) pelo site www.consultapopular.rs.gov.br, pelo aplicativo de celular Facilita RS ou por voto presencial, em locais definidos pelo Corede Litoral Norte. Em Torres é possível votar presencialmente nos seguintes locais: Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, Macromix Atacado, Padaria Central, Água na Boca e Vosso Pão.
Veja as opções da cédula da Consulta Popular no Litoral Norte:
- SDECT – Apoio aos Parques e Polos Tecnológicos
- SDR – Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural
- SDR – Fortalecimento dos Sistemas Locais e Regionais de Abastecimento Convênio com
- SDR – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar
- SDSTJDH – Promoção da Paz e Prevenção ao uso indevido de drogas no RS
- SEDACTEL – Regionalização do Turismo Formação e qualificação para o turismo
- SEDUC – Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem
- SES – Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS Aumentar a complexidade hospitalar e fortalecer os hospitais existentes: Osório, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres
- SOP – Apoio a recuperação de estradas vicinais
- SSP – Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança Brigada Militar e Polícia Civil
*Com informações de Rádio Maristela