No Brasil, o Halloween é popularmente chamado de “Dia das Bruxas” e sua comemoração é recente. Geralmente as escolas de inglês é que promovem festas para comemorar a data, como forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Entretanto, há quem defenda que o Halloween não tem nada a ver com a nossa cultura e que a data não precisaria nem ser comemorada aqui.Para essas pessoas, o Brasil tem um folclore muito rico e isso deveria ser mais valorizado. Devido a essa reivindicação, parlamentares sugeriram {mais especificamente o deputado federal Chico Alencar, (PSOL – RJ) e a vereadora de São José dos Campos Ângela Guadagnin (PT – SP)} e, em 2005, o governo brasileiro instituiu o Dia do Saci, também comemorado em 31 de outubro.
O Saci Pererê como é um dos principais personagens do Folclore Brasileiro, e sua lenda originou-se há séculos entre os povos indígenas do sul do Brasil. Na época, o Saci era representado por um menino de cor morena, duas pernas, um rabo e muita traquinagem, a andar pela floresta.
Porém com o passar dos tempos e influência de outros povos, o Saci se tornou um jovem negro que perdeu uma das pernas lutando capoeira e passou a ser representado usando um gorro vermelho, um cachimbo e pulando em uma perna só. Diz à lenda que é possível encontrar o Saci Pererê nos redemoinhos de vento, que são usados para sua locomoção.