31º Festival Internacional de Balonismo de Torres deverá ser um dos mais competitivos de todos os anos

Maior Festival de Balonismo da América Latina ocorre entre o dia 1° e 5 de maio - com a presença de aproximadamente 60 balões em Torres

Prova de Caça à Raposa durante o Festival de Balonismo de Torres em 2013 (Foto: Carlos Eduardo de Quadros / Fotoarena - divulgação Prefeitura de Torres)
15 de abril de 2019

Entre os dias 1º e 5 de maio, o céu de Torres estará mais colorido, com o 31º Festival Internacional de Balonismo de Torres. O evento acontece no Parque Odilo Webber Rodrigues, o Parque do Balonismo. Estão confirmados cerca de 60 balões competitivos e a participação de pilotos de diferentes países e de vários pontos do Brasil. A última edição atraiu em torno de 380 mil pessoas no Parque. Além dos tradicionais balões em forma de “gota”, o Festival terá também a participação de balões de formatos especiais.

“A 31ª edição do Festival deverá ser a mais competitiva de toda a história do evento. Esta será a primeira vez que vão participar dez campeões do Festival e a grande maioria dos campeões brasileiros, numa disputa acirrada para o título tão cobiçado de Campeão do Festival de Torres”, destaca Bruno Schwartz, responsável técnico do evento. O Festival, que é o maior da América Latina, é uma realização da Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, junto com a Air Show, responsável pela organização técnica.

De acordo com Bruno, se tratando do maior evento de Balonismo da América do Sul, tanto pela quantidade e qualidade dos pilotos nacionais e internacionais que sempre participaram, o evento que era uma competição amistosa se tornou nos últimos dez anos numa competição importante para a conquista deste título, objetivo principal dos pilotos inscritos. Afirma que “Torres é sem dúvida considerada a Capital Brasileira do Balonismo devido à qualidade dos pilotos participantes e a premiação recorde oferecida tanto nos Campeonatos realizados no Brasil como no exterior. O evento promete muita adrenalina tanto para os participantes como para o público presente”.

Todos os dias, duas provas serão realizadas pelos balonistas, sendo que o piloto vencedor da Prova da Chave vai levar para casa um carro. A primeira tentativa será no sábado, 4 de maio, pela manhã. Caso não haja vencedor, haverá uma segunda oportunidade, no domingo, 5 de maio, também pela manhã. Este ano ainda haverá premiação de R$ 40 mil reais em dinheiro para os pilotos, montante que será distribuído para os dez primeiros colocados no Festival. O primeiro lugar ficará com R$14 mil. Também um cesto de balão será oferecido pela Guga Balões para o vencedor da Prova do Cesto.

 

Festival de Balonismo divulgado em Porto Alegre

Soberanas do Festival, durante o evento de divulgação do Balonismo na orla do Guaíba

 

Na segunda-feira (08), o 31º Festival de Balonismo invadiu a capital dos gaúchos e foi tema de importantes pautas. Uma comitiva torrense foi encabeçada pelo prefeito Carlos Souza, acompanhado pelo Secretário de Turismo, Fernando Nery, e pela Rainha Nayara Helena e Princesas Neusa Flauzino e Natalia Mahaila, que participaram dos programas Rio Grande em Movimento e Virando o Jogo da RDC TV. As soberanas também visitaram os estúdios da RBS TV para divulgar o Festival. À noite, a Confraria do Pedro Ernesto Denardin, da Rádio Gaúcha, foi palco para apresentar o evento a empresários e artistas, também estiveram presentes secretários municipais e pilotos da Federação Gaúcha de Balonismo.

Além disso, cinco balões coloriram a orla do Guaíba, no fim da tarde deste domingo (14/04). O objetivo foi divulgar o 31° Festival de Balonismo de Torres na capital gaúcha, em evento que contou também com as soberanas do festival. “É lúdico. Não tem quem não fique encantado. A gente espera que essa demonstração atraia ainda mais gente para Torres, em maio. É por isso que estamos aqui”, ressaltou Ricardo Lima, presidente da Federação Gaúcha e da Associação Torrense de Balonismo.

 

13 pilotos torrenses participarão do Festival

 

Todos os pilotos torrenses, filiados na Federação Gaúcha de Balonismo, marcarão presença neste 31º Festival Internacional de Balonismo. Ano após ano vem crescendo o interesse pelo esporte dentro de Torres – o que ajuda para que atualmente o balonismo esteja o ano todo colorindo o céu em diversas ocasiões. O “boom” aconteceu em 2015, quando ocorreu uma procura acelerada pela instrução de voos. Tanto que dos 13 pilotos torrenses filiados na Federação, seis formaram-se em 2015. A iniciativa já está consagrando Torres como a Capital Brasileira do Balonismo. Todos os pilotos vão tentar conquistar o título inédito para a cidade.

De acordo com os dados da Federação, são estes os 13 torrenses que devem participar do próximo Festival e o ano em que tiveram sua formação: Diego Bueno, (formado em 2015); Fábio Lopes, 2016; Fernando Oliveira, 2018; Graco Magnus, 2015; Giovani Pompermaier, 2005; João Vitor Justo, 2015; Lais Pinho, 2011; Murilo Hoffmann, 2011; Paulo César Farias, 2015; Reni Pinho, 2015; Ricardo Lima, 2015; Rogério Daitx, 2018 e Vinicius Tedesco, 2013.

 

Night Glow, atrações paralelas e shows musicais

Além dos voos dos balões, principal atração do Festival, muitas outras atividades vão atrair grande público como ocorre em todas as edições do Balonismo. Também serão destaques no Parque, as demonstrações com o Espaço Esportivo, as apresentações artísticas na Tenda Cultural em parceria com o Sesc/RS, o Espaço Rural que mostra a produção local, o Artesanato local na Casa da Terra, a Praça de Alimentação e Espaço Comercial e muito mais.  Ainda no Parque, haverá um Night Glow, espetáculo dos balões iluminados. E uma das grandes emoções está prevista para ocorrer na sexta-feira (dia 3 de maio), com o Night Glow na Avenida Beira-Mar.

O acesso ao Parque de Balonismo é liberado, assim como todas suas atrações, com exceção das apresentações na Arena de Shows. Este ano, o público terá maior visibilidade para enxergar a decolagem dos balões. A cerca da Arena de Balões foi recuada em dez metros para beneficiar os visitantes do Parque Odilo Webber Rodrigues.

Outra atração garantida são as bandas e artistas locais, que se apresentação tanto no palco principal quanto na Praça de Alimentação. Haverão ainda shows nacionais para diversos gostos musicais. Confira a agenda dos shows nacionais:

 

Dia 01/05, quarta-feira: ANITTA (funk e pop), às 23h

Dia 02/05, quinta-feira: GABRIELA ROCHA (gospel), às 21h

Dia 03/05, sexta-feira: THIAGUINHO (pagode), às 23h

Dia 04/05, sábado: TONI GARRIDO e VITOR KLEY (reggae e pop), às 22h

Dia 05/05, domingo: DANIEL (sertanejo), às 21h

 

Mais uma foto da divulgação do festival em POA (Foto por Prefeitura de Torres)

 

 


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados