A 39ª edição da tradicional Cavalgada do Mar terá início neste sábado (22 de fevereiro) e se estenderá até o dia 28 de fevereiro deste ano. O evento, que celebra a cultura gaúcha e o amor pela cavalgada, percorrerá o trajeto desde Cidreira (saída no parque do Farol) especialmente pela orla, tendo Torres como ponto culminante (com a chegada ocorrendo no Parque do Balonismo). No trajeto, cidades como Tramandaí, Imbé e Capão da Canoa irão promover eventos para recepcionar os participantes.
A cavalgada reúne cavaleiros e amazonas de todas as idades, promovendo não apenas a paixão pelos cavalos, mas também o companheirismo e o amor pelas belezas naturais do litoral. Reconhecida internacionalmente, a Cavalgada do Mar já esteve no Guinness Book como o maior evento equestre festivo do mundo, com o impressionante registro de 3.500 cavaleiros. Para esta edição, a expectativa é de cerca de 2mil pessoas e 500 cavalos percorrendo o trajeto.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou por unanimidade, em novembro de 2024, o Projeto de Lei 592/23, que declara a Cavalgada do Mar como de relevante interesse artístico e cultural para o estado.
Sobre a Cavalgada do Mar
A Cavalgada do Mar, realizada anualmente desde 1984, é considerada uma das maiores do mundo, reunindo milhares de cavaleiros e amazonas em um trajeto que percorre o litoral norte gaúcho. Criada pelo Dr. João José Machado (in memoriam), a cavalgada simboliza a relação entre o homem, o cavalo e a natureza, promovendo integração entre gerações, valorização dos costumes e fortalecimento do turismo e da economia local.
CAVALGADA DO MAR 2025 – Concentração e Saída
Data de Concentração inicial: 22 de fevereiro
Local: Cidreira
Chegada em Torres: 28 de fevereiro
Destino: Parque do Balonismo