Na manhã desta quarta-feira (06 de novembro), teve início em Torres a 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina, que acontece no território do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul Unesco, de 6 a 9 de novembro – com atividades centralizadas no Campus da Ulbra Torres. Este evento, que marca as comemorações dos 20 anos da Rede Mundial de Geoparques da Unesco, busca promover o intercâmbio de conhecimento e fortalecer o trabalho em rede entre os geoparques.
Estiveram entre os presentes o Prefeito de Torres, Carlos Souza; Dr. Nicolas Zouros, Presidente da Rede Global de Geoparques; Dr. Guy Martini, Secretário Geral da Rede Global; Dr. Artur Sá, membro do Conselho Executivo da Rede Global; Dra. Emmaline Rosado, Coordenadora da Rede GeoLAC; Dr. Sérgio Monforte da Unesco; Luciano Boico da Embratur; João Alexandre do Sebrae de SC; Diogo Gomes, Diretor da Ulbra Torres; Cláudio Paranhos, representando a Famurs RS; Patricia Candido, Presidente do Comtur de Torres e Vereador Igor Beretta. Da prefeitura de Torres ainda estiveram presentes na abertura do evento a maioria dos secretários municipais.
Um dos destaques da abertura do evento foi a apresentação musical com integrantes da Aldeia Nhu’u Porã, de Torres. Houve também encontro da Assembleia Geral da Rede GeoLAC, na Ulbra Torres. Além disso, ocorreu a abertura de diversos estandes da Expotur – valorizando o turismo, a cultura e a sustentabilidade. Um grande público prestigiou o Painel 20 anos da Rede Mundial de Geoparques.
Programação e Participação Internacional
A conferência contará, até dia 09 de novembro, com atividades focadas em temas como geoconservação, educação, turismo e desenvolvimento sustentável, com a participação de especialistas internacionais. Entre os destaques estão os representantes de geoparques do Brasil, Colômbia, Cuba, México, Uruguai, Paraguai, Peru, Equador e Costa Rica. São mais de 14 países participantes na conferência.
Com um total de 550 inscritos para as palestras e painéis, a expectativa é de que cerca de 1.000 pessoas circulem pelo evento durante os quatro dias. O Sebrae também colabora no desenvolvimento da Georrota Cânions do Sul, rota turística do Geoparque, promovendo uma preparação especial para receber os visitantes, com hotéis, pousadas e restaurantes locais.
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresenta nesta sexta-feira (8), às 19h, os resultados do Projeto Geodiversidade Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Esse trabalho gera informações importantes, que ampliam o conhecimento sobre o território e contribuem para o desenvolvimento sustentável da região.
Expotur Geoinova
Ainda, de 6 a 9 de novembro, Torres recebe a Expotur Geoinova – que integra a 7ª Conferência da Rede de Geoparques da Unesco da América Latina e Caribe (GeoLAC), com organização do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul em parceria com RedGeoLAC, Sebrae e Ulbra Torres e apoio da Secretaria de Turismo do RS e Embratur. Um espaço aberto ao público, na Ulbra Torres que conta com artesãos da região e exposições das escolas dos 7 municípios que fazem parte do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul Unesco.