80 balões competitivos e 9 balões de formatos especiais devem marcar Festival de Balonismo em Torres

Entre os dias 1º e 5 de maio, serão cinco dias de competições emocionantes, shows nacionais de prestígio, espaço ambiental e muita diversão previstas no 34° Festival Internacional de Balonismo de Torres.

19 de abril de 2024

Entre os dias 1º e 5 de Maio, serão cinco dias de competições emocionantes, shows nacionais de prestígio,  muita diversão previstas no 34° Festival Internacional de Balonismo de Torres. Cerca de 90 balões estão previstos, neste que é considerado o maior evento dedicado ao Balonismo da América do Sul.

Segundo destacado pela Prefeitura de Torres – que organiza o tradicional evento – serão 80 balões competitivos, e estão confirmadas as participações de oito pilotos estrangeiros (2 da Aústria, 2 do Chile e quatro da Argentina). Entre os Estados com maior representação – além dos mais de 40 pilotos torrenses e gaúchos – encontram-se São Paulo (com 12 pilotos confirmados), Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia. A Federação Gaúcha de Balonismo (FGB) será responsável pela competição entre os balonistas.

 

9 Balões de formato especial confirmados

Além destes balões clássicos, nove balões de formato especial deverão abrilhantar ainda mais o espetáculo, bem como a participação do balão do Rio Grande do Sul. Já estão confirmados os balões com formato de Avião, Baby Car, Coração, Gota Dourada, Palhaço, Pica Pau e Zancão. Em todos os Festivais estes balões com formatos diferenciados dão um show à parte, encantam pequenos e grandes.

Pilotar um balão de ar quente de formato especial pode ser mais desafiador do que pilotar um balão de formato tradicional em forma de gota – projetada para otimizar o deslocamento do ar e facilitar um controle mais suave e estável.  Apesar de um balão de formato especial oferece uma experiência visual única aos expectadores, ele requer um conjunto de habilidades mais sofisticado e experiência para ser pilotado de forma segura e eficaz comparado ao balão de formato de gota tradicional.

 

 

Espaço Ambiental é outro destaque

O 34º Festival Internacional de Balonismo de Torres, que acontecerá entre os dias 1º e 5 de maio, contará com um Espaço Ambiental dedicado ao tema “Voando nas Correntes do Meio Ambiente – Sustentabilidade no Ar”. O espaço é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, que tem como objetivo trabalhar, em rede, a temática ambiental com o público participante do evento, que reúne pilotos de diversos países, de diferentes regiões do Brasil e atrai milhares de visitantes.

O espaço contará com atividades educativas de cunho ambiental, desenvolvidas por entidades parceiras, como exposições, oficinas, palestras, jogos, brincadeiras, entre outras. Funcionará das 9h às 18h, durante todos os dias do evento, e será aberto ao público em geral. Será uma forma de integrar o Festival de Balonismo com a questão ambiental, valorizando o patrimônio natural de Torres e promovendo a conscientização e a responsabilidade socioambiental dos participantes.

ENTIDADES PARCEIRAS DO ESPAÇO AMBIENTAL: APA da Lagoa de Itapeva, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, CoastSnapRS, Geoparque, Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS), Onda Verde, Parque Estadual de Itapeva (PEVA), PATRAM, Refúgio de Vida Silvestre Ilha dos Lobos (REVIS, Secretaria de Educação e Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMMAM.

 

COMPOSIÇÃO DA TENDA: Exposição de banners dos Programas de Educação Ambiental da SMAURB; Exposição de banners dos projetos das entidades parceiras; Exposição de totens da Apa da Lagoa Itapeva; Exposição de quadros da fauna marinha regional; Exposição de materiais osteológicos da fauna marinha regional; Atividades lúdicas, jogos educativos e mesa de pinturas para as crianças; Doação de mudas de espécies nativas; Distribuição de panfletos e adesivos de Programas Ambientais; Feira de Adoção de filhotes (somente na quinta-feira a tarde).


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados