Projeto Emancipar inicia suas atividades no bairro Guarita
25 de março de 2010
Mais um bairro de Torres recebe projeto de parceria entre o governo do RS e a prefeitura de Torres implementado para famílias consideradas em condiçíµes vulneráveis ao sistema. Na última semana (15 a 19/03) iniciaram as atividades do programa Emancipar no bairro Guarita.
O programa Emancipar visa í emancipação de pessoas, de famílias e de comunidades socialmente vulneráveis. As atividades previstas no programa buscam resgatar a auto-estima das comunidades carentes contempladas e apontar possibilidades para que tenham algum tipo de renda a partir de sua própria iniciativa ou de uma iniciativa coletiva.
O bairro Guarita foi selecionado por apresentar, no Município, os menores índices de Desenvolvimento Humano (IDH), déficit habitacional e necessidade de atendimento pelo Bolsa Família.
Geração de renda através de trabalhos próprios é o âmago
As açíµes compreendem oficina de boneca, confecção de edredom, decoupagem em garrafa e MDF, capoeira, educação física, recreação e canto. As atividades são destinadas aos moradores do bairro e acontecem no período da manhã e da tarde. Também foi aberta uma turma de alfabetização na modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) no período da noite. As atividades são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Ação Social de Torres e são realizadas no Salão Pastoral do bairro Guarita e na quadra de esporte e no salão comunitário do bairro São Francisco.


