Yeda Crusius lança pedra fundamental do Parque Eólico de Tramandaí­

26 de março de 2010

Com investimentos de R$ 350 milhíµes (R$ 100 milhíµes de euros) da EDP Renováveis, a obra do Parque Eólico de Tramandaí­ foi lançada nesta quarta-feira (24) na Sociedade Amigos de Tramandaí­ (SAT). A governadora Yeda Crusius e a presidente da empresa, Ana Maria Fernandes, descerraram a placa da pedra fundamental da obra.    

O parque terá 35 aerogeradores, com potência de 2MW cada, alcançando a produção de 70MW – 2% da demanda média de energia do RS. No pico das obras, o empreendimento deverá utilizar mão-de-obra local para a construção das vias de acesso, fundaçíµes, torres, subestação e linha de transmissão. Yeda agradeceu aos empresários portugueses pela confiança no Estado. "Digo com toda a tranqí¼ilidade: esta confiança será retribuí­da", assinalou. O RS, ressaltou o presidente do grupo EDP no Brasil, Antí´nio Pita de Abreu, terá dois dos três maiores parques eólicos do paí­s: Osório e Tramandaí­. A unidade deverá entrar em operação em dezembro.  

Yeda celebrou o novo empreendimento. "í‰ um ato de preservação da natureza, de geração de energia e desenvolvimento sustentável, a partir de imensa riqueza natural", disse. Destacou as principais açíµes do seu governo e citou o equilí­brio das contas, o pagamento em dia de fornecedores, das dí­vidas com prefeitos e os investimentos em educação, saúde e segurança pública. "Desenhei um plano de desenvolvimento no qual primeiro pagarí­amos as contas atrasadas. Nenhuma obra seria feita antes de terminar as iniciadas", assinalou Yeda, que foi várias vezes aplaudida.

   

Parceria com as prefeituras

   

No ato, o prefeito de Tramandaí­, Anderson Hoffmeister, chamou a governadora "amiga dos prefeitos". Agradeceu e elogiou Yeda por ter estado sempre ao lado dos municí­pios nos momentos difí­ceis “ como nos ciclones, secas e tempestades. "Muitas vezes, a senhora toma atitudes mais corajosas do que nós, homens", disse o prefeito, sob aplausos. "Falo, certamente, em nome da maioria dos prefeitos. Todos reconhecem o Governo e a pessoa de Yeda Crusius", concluiu. Hoffmeister destacou a importância do comprometimento de Yeda em compensar os municí­pios dependentes de royalties do petróleo no RS.  

   

Novos empreendimentos  

   

De acordo com a presidente da EDP, o grupo é o terceiro maior em energias renováveis do mundo. Tem 6,3GW em operação no planeta e mais 32GW em projetos de geração. "Estamos certos que outros empreendimentos virão no futuro", disse Ana Maria Fernandes. Palmares do Sul está na lista dos municí­pios candidatos. O Parque Eólico de Tramandaí­ será gerido pela EDP Renováveis, subsidiária do Grupo EDP (Portugal).  

 Na segunda-feira (22), o Diário Oficial do Estado publicou decreto assinado pela governadora declarando de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma faixa de terra de 37,6 hectares necessários í  instalação de linha de transmissão, ligando a subestação da CEEE (Osório) ao futuro Parque Eólico de Tramandaí­, a ser instalado em área de 832 hectares.  


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados