MAIS SOBRE PORTO NO LITORAL NORTE DO RS

Opinião de Fausto Araújo Santos - Jornal A FOLHA - Torres - RS

Visita ao porto de Itapoá ( SC) foi feita por autoridades torrenses e empresários da serra
12 de fevereiro de 2019

Na sessão da Câmara que inaugurou a volta dos trabalhos ordinários da casa legislativa Torrense, na última segunda-feira, dia 4, mais uma vez o assunto do Porto veio à tona.

O vereador Erando Elias é franco apoiador do Porto para TORRES. Ele ficou emocionado na visita ao porto de Itapuá, em Santa Catarina; comemorou que o senador Luiz Carlos Heinze já estaria conversando com investidores americanos sobre o projeto local; e lembrou que o orçamento pode multiplicar como o de Itapuá, que multiplicou por 10 após a instalação do terminal por lá.

Já o vereador Pardal acha que deve haver mais debate. Para ele, uns que dizem que são a favor e outros contra, sem saberem exatamente detalhes de tudo (implantação e impactos econômicos sociais e ambientais) Ela acha que deveríamos ter uma COMISSÃO de infraestrutura em Torres, com pessoas tecnicamente preparadas para debater os problemas DESTA ORDEM junto às autoridades.

O vereador Rogerinho, por sua vez, repetiu a multiplicação quase por 10 do orçamento ocorrido em Itapuá, colocando A IMPORTÂNCIA do projeto para Torres num patamar importante para a cidade. E tranquilizou as pessoas que acham que vai haver promiscuidade por conta da instalação do porto em Torres, quando (como se vê em filmes) tripulantes dos navios saem à noite para se “divertir”.  Lá em Itapoá ele constatou que isto não existe, porque o navio chega de manhã e na tardinha já está saindo, pela velocidade da carga e descarga. Ou seja: não dá tempo para os tripulantes ficarem nos locais.

 

MAIS SOBRE O PORTO NO LITORAL 2

 

Um grupo que é peremptoriamente contra a instalação do porto escreveu texto na web afirmando que “pessoas da Praia Paraíso estariam obtendo informações privilegiadas sobre as negociações do porto”, criticando esta atitude, pois estes seriam a favor da instalação. O texto diz que as pessoas “ deveriam” abrir tudo que aparece. Discordo e explico.

Não se trata de um inquérito policial. Trata-se de uma relação competitiva de interesses. Estamos em um país LIVRE (ainda) e todos têm direito em buscar informação e se articular em favor ou em desfavor de qualquer coisa.

Acho que os militantes CONTRA a vinda do Porto devem (como seus concorrentes) se articular, também, e tratar de mostrar seus pontos de vista. De preferencia com dados tecnicamente científicos, como a importância do meio ambiente para o Turismo, os riscos da implantação de portos para o meio ambiente, dentre outros temas que podem ser a alavanca para a defesa da não vinda do Porto. Atacar o competidor por suas virtudes é coisa de ditadura.

 




Veja Também





Links Patrocinados