Associação de condôminos, poder público e privado empreendem repavimentação nas imediações das “Quatro Praças”

Praça João Neves da Fontoura já era modelo de espaço de convivência em Torres, e recentemente, a praça ganhou evidência mais uma vez com a repavimentação das ruas ao seu entorno

27 de setembro de 2019

Há alguns anos, são evidentes as benfeitorias  que vêm ocorrendo na Praça João Neves da Fontoura em Torres (RS), que é conhecida na cidade como “As Quatro Praças”. Recentemente, a praça ganhou evidência mais uma vez com a repavimentação das ruas ao seu entorno.

A atual presidente da Associação dos Condôminos das Quatro Praças”, Gesi Panizzon Salvaro, conta que o estímulo surgiu  a partir de uma ação de repavimentação isolada, promovida pela Construtora R Dimer na Rua Leonardo Truda entre a Praça e a Av. Benjamin Constant, na época, local onde a construtora lançou empreendimento. Gesi almejava expandir essa ação até as “Quatro Praças”.  Foi então que nasceu a parceria entre a Associação dos Condôminos da Praça João Neves da Fontoura , junto a construtora R Dimer Empreendimentos Imobiliários Ltda, Lithos Arquitetura e Engenharia e, por fim, a colaboração da Prefeitura Municipal de Torres com maquinários e a respectiva mão de obra para essas máquinas, a fim de preparar as vias para receber a repavimentação.

A Associação e a construtora R Dimer  entraram com a colaboração financeira para compra de insumos e contratação da empreiteira Magnus Trisch Ltda ME para execução da obra. O  projeto foi doado e executado pelo escritório Lithos Arquitetura de Engenharia. As obras começaram em outubro do ano passado e em dezembro, foram interrompidas para não prejudicar o fluxo dos veranistas. Em março de 2019, as obras foram retomadas e estão em fase de conclusão.

Ao ser questionada sobre o sentimento que fica em saber que fez parte de um projeto tão importante para a região das “Quatro Praças”, Gesi diz que “se sente muito feliz por ter sido mentora de um movimento de cooperação entre o Poder Público, a iniciativa privada e uma Associação de pessoas dispostas a promover uma melhoria para a cidade de Torres, independentemente a quem, direta ou indiretamente, isso possa favorecer. Entendo que mais iniciativas de parceria entre as partes, a que fiz menção, deveriam acontecer, para que todos saíssem ganhando no contexto.”

 

Sobre a Associação dos Condôminos da Praça João Neves da Fontoura

 

A Associação foi criada em 1996 pela então hoje vice – presidente, Nara Faria Finco. Nara presidiu a Associação por mais de duas décadas.  Este ano, Gesi Panizzon Salvaro assumiu a presidência da Associação – no entanto, desde 2014 já fazia parte da gestão como vice – presidente.

“ Hoje a associação possui 619 contribuintes distribuídos em 33 condomínios e mais  3 terceiros”. Indica Gesi, que ainda acrescenta, que “as contribuições financeira por parte dos associados ocorrem mensalmente”.

Segundo a presidente da Associação, a  manutenção da Praça abrange um total de 12.128 m² de área incluindo os dois canteiros centrais da Av. Silva Jardim.”Todo o trabalho realizado nas imediações das ‘Quatro Praças’ se deu através da união entre pessoas em prol de um propósito voltado para o bem comum. Não podemos esperar somente para que o poder público faça…precisa ser feito?? Então, vamos agir”, finaliza Gesi.

A administração atual é composta por 6 pessoas, cada qual representando seu respectivo Condomínio:

 

Gesi Panizzon Salvaro, presidente – Condomínio do edifício L’Essence

Nara Faria Finco, vice – presidente – Villa Itaparica

Mirton Fischer, tesoureiro – Don Felice

Milton Tamborindeguy, conselheiro – Morada de Torres

Nelson Roncen, conselheiro – Puerto Madero

Rovilio Bortolossi, conselheiro – Ilha de Córsica

 

 


Publicado em: Infraestrutura






Veja Também





Links Patrocinados