Torres tem primeiro caso suspeito de Coronavírus registrado

Trata-se de um jovem de 18 anos, morador do bairro Centro que retornou da Irlanda nesta última quinta-feira (dia 12 de março). Caso está agora sendo monitorado

13 de março de 2020

O município de Torres tem o primeiro caso suspeito de coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde foi notificada através de familiares do paciente. Trata-se de um jovem de 18 anos, morador do bairro Centro que retornou da Irlanda nesta última quinta-feira, dia 12 de março.

Cumprindo o protocolo do Ministério da Saúde, o enfermeiro responsável pela Vigilância Epidemiológica dirigiu-se nesta sexta-feira, à residência do paciente para coleta de secreção que foi encaminhada para análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado).

O doente apresentou sintomas suspeitos, como tosse, coriza e febre, compatíveis com a suspeita de COVID-19. A Secretaria de Saúde está monitorando o paciente. Até o momento, não há casos confirmados do Covid-19 na cidade.

 

Torres alinha condutas contra COVID-19

Enfermeiros da Rede Básica de Saúde reuniram-se na manhã desta sexta-feira (13 de março), na Secretaria da Saúde de Torres, com a participação do secretário, Cláudio Paranhos e demais diretores, para alinharem as condutas a serem adotadas na medida em que algum caso suspeito de COVID-19 chegue às Unidades. No mesmodia, ocorreu outra reunião no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes com o mesmo objetivo. O encontro reuniu o prefeito em exercício, o secretário da Saúde, e diretores do Hospital. Na pauta, o fluxo de atuação das equipes de Saúde em relação à COVID-19.

 

Entenda o que é o coronavírus e COVID-19

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), coronavírus é uma família de vírus que pode causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, esses vírus provocam infecções respiratórias que podem ser desde um resfriado comum até doenças mais severas como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O novo coronavírus causa a doença chamada COVID-19.

Já COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo mais recente coronavírus descoberto. O vírus e a doença eram desconhecidos antes do surto iniciado em Wuhan, na China, em dezembro de 2019.


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados