Home Office – Dicas e tendência no mercado presente e futuro

"Para muitas pessoas, é o primeiro momento de trabalhar em home office, isto é, em casa, afinal as empresas precisam continuar, o mercado precisa se manter, e a economia que depende diretamente da mão de obra, precisa zelar pelo bem estar e saúde da população"

27 de março de 2020
Por Darlan Cardoso de Freitas (acadêmico do Curso de Administração ULBRA Torres)

A chamada “auto quarentena” torna-se recomendável para desacelerar e diminuir o ritmo na disseminação do coronavírus e isto provoca uma readaptação do trabalho como conhecemos. Para muitas pessoas, é o primeiro momento de trabalhar em home office, isto é, em casa, afinal as empresas precisam continuar, o mercado precisa se manter, e a economia que depende diretamente da mão de obra, precisa zelar pelo bem estar e saúde da população.

O que podemos dizer logo de cara é que, não é nem o paraíso que muita gente pinta, nem o antro de procrastinação que outros fazem crer. Trata-se de apenas um jeito de trabalhar, totalmente possível de ser produtivo. Se você trabalha remotamente, com equipe(s) a distância e não sabe por onde começar, o que fazer, o que evitar, leia esta coluna e, mãos à obra!

Vista-se para trabalhar, e do seu jeito! Não existe regra de produtividade vinculada a roupa. Ela precisa ser confortável e fazer você se sentir bem e ponto. Claro que você pode render maravilhosamente bem de pijama o dia todo, quem disse o contrário? E digo mais: inevitavelmente você vai fazer isso algum dia!

Mas para muitas pessoas o simples ato de se trocar, como se fosse ir para o escritório, ajuda a entrar no “modo trabalho” e aumenta a sua concentração. Tente verificar se você se considera uma pessoa procrastinadora ou distraída, aí você saberá definir o que é melhor.

A maneira mais certeira para não procrastinar, é começar pelo que é mais difícil ou chato, sim e sim! Aquela tarefa que você não quer fazer e que ativa aquela vontade de espiar o celular, a TV, falar com alguém, fazer tudo o possível antes de começá-la, é esta que você deve se agarrar. E diga para seu cérebro, que na hipótese de não finalizar hoje, amanhã começará por ela novamente. Ele vai ajudar a finalizar hoje, confie.

Sabe-se que de manhã, o nível de concentração – de maneira geral – e sua energia costumam ser mais elevados, por esta razão, algumas tarefas mais árduas doem menos, além de você conseguir fazê-las com maior eficácia. Tão importante quanto saber começar, é saber a hora de terminar.

Você vai estranhar no início, mas depois se acostumará — isso se chama rotina. E pergunte-se: Que horário você terminaria seu trabalho na empresa? Pode terminar no mesmo? SIM! Com o tempo, você irá perceber que faz a mesma quantidade de coisas em menos tempo e pode terminar antes. Por ora, ponha um despertador e vá desanuviar, não adianta espremer seu cérebro, que não vai sair mais nada!

Respeite a(s) pausa(s) para comer e se hidratar! E para lembrar de almoçar sempre na mesma hora? Coloque alarme e escute seu estômago, lembre-se que o cérebro precisa se reabastecer para ter as melhores ideias e para a sua própria produtividade. Comida caseira é  mega ideal, e o mais saudável nesse período.

RESPIRE, levante-se um pouco, e circule! Beba água! Por você mudar os hábitos, você pode sim negligenciar a hidratação no meio de toda esta readaptação. Não cometa este erro! A sua concentração vai depender muito de você permanecer hidratado, e seus órgãos agradecem. Ah! E desligue a televisão!

Segundo pesquisas, estima-se que se começarmos uma tarefa e a interrompermos, demoramos 500% mais tempo para terminá-la, e ainda aumentamos a possibilidade de cometer novos erros. Afaste das distrações e do celular. E aqui pergunto: o que é distração para você? Tomar conhecimento do que é gatilho de distração, ajudará você a combater as abstrações.

O celular, é hoje o maior vilão e aliado no home office, então simplesmente você vai precisar definir o papel dele neste cenário. Dói ler isso né? Eu sei! Mas é necessário. É se educar para deixar no seu campo visual realmente aquilo que importa, e manter o foco. Caso não seja possível e você não está justificando para se “auto sabotar”, estipule horários para verificar as notificações. Não dói, e todo mundo irá entender!

Pense que um minuto gasto com planejamento pode lhe economizar em média de 5 a 10 minutos na execução, isso é o que dizem especialistas em produtividade. O simples planejamento do dia seguinte faz com que você comece com mais energia, foco e rapidez, colaborando diretamente para baixar a sua ansiedade e o seu cérebro novamente agradece.

Se você não está acostumado a trabalhar remotamente, pode vir a sentir falta de alinhamento com os seus colegas ou com quem faz a sua gestão. Aí a dica que damos é: Fale! Perguntas não feitas são a receita para o erro. Pergunte, ligue mais de uma vez, cheque por mensagem se entendeu certo, envie áudio, não enrole na resposta e nem na pergunta, seja direto. O trabalho remoto funciona perfeitamente, desde que a comunicação seja efetiva e sem muito enfeite.

Se você ainda estiver na dúvida sobre o que priorizar, aplique o princípio 80/20, ou a Lei de Pareto: 80% dos seus resultados vêm de apenas 20% de suas atividades. Quais são suas atividades mais importantes, os seus 20%? Descubra isso AGORA, e foque em começar seus dias por aí, nesta temporada de home office.

Certo que você já ouviu falar que as startups, e empresas que trabalham com células ágeis, ou com o método Scrum, e fazem suas reuniões diárias em pé, não é mesmo? Quando sentir que o trabalho está se arrastando, pense em pé, caminhe pela casa para oxigenar sobre o tema.  Ficar muito sentado é considerado pela FDA   Food and Drug Administration) é uma agência federal do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, um fator de sedentarismo e de risco para a saúde. Circule JÁ!

Procrastine criativamente! Aceitar que você NUNCA vai zerar as tarefas é tão importante ou mais, que as demais dicas de produtividade que falamos até aqui. Você não vai fazer absolutamente tudo! Por isso, respire e aceite que vai ter que adiar atividades menos importantes e tarefas secundárias. Em suma: você vai procrastinar, e não é por isso que você é uma pessoa necessariamente pouco produtiva, tranquilize-se!

O autor Adam Grant de “Os Originais – Como os conformistas mudam o mundo”, livro da Editora Sextante, contou que as pessoas criativas ao extremo e donas de startups de sucesso, procrastinam sim, porém na hora certa. Elas costumam se concentrar em um projeto e em determinado ponto deste projeto – não importa qual ponto, ou momento -, elas simplesmente largam tudo para ir procrastinar! Ler outro assunto, fazer uma corrida, jogar videogame, ver TV. E o autor chancela que isso, ajuda a terem novas ideias sobre o impasse ao qual estavam focados antes quando estavam andando em círculos sem resolver.

E o mega importante: Faça um acordo com quem mora com você! Normalmente, o que se recomenda é fazer um acordo super claro, e aproveitar as pausas para interação. Terá que ter regras claras, com sinais objetivos de quando você pode ou não ser interrompido. Exemplo: “quando eu estiver usando o fone, é porque não posso ser interrompido!” ou “quando eu fechar a porta, é porque estou concentrado. Durará em torno de 90 minutos, depois vamos conversar”.

Atuar em uma empresa remotamente é uma tendência no mercado, e não falar disso é omitir e negar uma realidade para os próximos dez anos em qualquer empresa. Por isso, treine e esteja habilitado para o futuro. Agora é mãos à obra!

 




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