O QUE FAZ MESMO UM VEREADOR?

"Eleições em 2020, novos rumos para a cidade de Torres... mas parece que tem muito candidato que faz uma certa confusão entre as funções de um vereador e as funções de um prefeito"

9 de setembro de 2020

Não me levem a mal os sei lá quantos vereadores que já passaram por nossa Câmara de Vereadores. Desde os antigos “Conselheiros Municipais” até os atuais Vereadores, muitas decisões que envolveram e envolvem o “viver” na cidade de Torres passaram por suas mãos. Algumas delas fizeram bem à cidade e a seus moradores, outras nem tanto.

Alguns vereadores fizeram do cargo um trampolim para o cargo maior no município, o de prefeito, e tiveram êxito. Outros nem tanto.

Ainda outros, fizeram de seu cargo uma profissão e emendam uma eleição à outra, “ad aeternum”. Outros alternam partidos e candidaturas em várias legislaturas.

Enfim, e por isso as minhas desculpas, é hora de mudar!

Mudar no sentido de renovar, qualificar e desprofissionalizar o cargo.

E é com muita alegria que vejo várias e diferentes pessoas colocando seus nomes à disposição da população torrense para concorrer à vereança na cidade. Pessoas das mais diversas qualificações, profissões, representações, paixões, anseios e desejos. Sim, assim mesmo, tudo misturado, mesmo porque há uma grande confusão entre esses conceitos.

Existe o desejo de ser vereador misturado com o desejo de fazer alguma coisa pelo seu povo, pelos seus amigos, por sua classe, por sua profissão ou até, por si próprio.

Amigos, conhecidos, desconhecidos, são variados os candidatos à vereador para este pequeno município litorâneo do RS. Muitas também são suas, amplas e desconexas, plataformas “de governo”.

Sempre houve, ou pelo menos sempre vi, uma certa confusão entre as funções de um vereador e as funções de um prefeito. E quando fazem suas campanhas, os candidatos à vereador, fazem promessas típicas de um candidato à prefeito. Não sei se fazem isso de “propósito” ou o fazem por simples desconhecimento de suas atribuições. Dando uma rápida olhada nos “apontamentos” dos pré-candidatos à vereador, pode-se perceber coisas do tipo: criar, melhorar, terminar, reforçar e instalar, ligadas a palavras como obras, ruas, escolas, hospitais, policiamento. Mas nada disso cabe ao vereador fazer, essas são atribuições de um prefeito, governador ou até presidente.

O vereador, é um cargo legislativo e o prefeito, é um cargo executivo, ou seja um executa e o outro legisla (cria leis). A grosso modo, os dois poderes governam o município, pois um depende do outro; embora como diz o nome, o executivo é quem executa, faz, promove, direciona.

Se o candidato à vereador tem essas ambições, diferentes das atribuições de um vereador, então que se candidate à prefeito!

Quem quiser continuar e se candidatar mesmo a vereador deveria se informar um pouco melhor. É bem fácil, qualquer site pode ajudar, mas se o partido do candidato for um com maior estrutura, este poderá até oferecer cursos para os interessados.

Vamos lá candidatos, nesta ampliação de conhecimentos sobre o cargo, vocês poderão ter uma noção do funcionamento de uma câmara de Vereadores, inclusive tudo o que um vereador faz (ou deveria fazer) bem como seus direitos e deveres. Vale à pena procurar esses cursos e preparar-se, não para essa, mas para a próxima eleição. E aí sim fazer um bom, amplo e correto plano de governo. Candidatos mais preparados certamente resultarão em vereadores mais aptos ao cargo, qualificando a discussão nas sessões e a consequente melhoria na gestão do município.

Boa sorte aos candidatos.

 

 




Veja Também





Links Patrocinados