QUEM SÃO OS PROTETORES DE ANIMAIS?

"Aquele que atua na Proteção Animal, o faz, por saber, que os animais em certas situações, não têm como se defenderem sozinhos e pedirem ajudam, dependem do ser humano para ajudá-los e protegê-los, por isso, mesmo diante do estresse e da dificuldade, o Protetor persiste em ajudar os animais." (por ATPA - Proteção Animal)

28 de setembro de 2020

Com a chegada da Internet, a Proteção Animal ganhou mais um espaço para atuar, pedir ajuda e ficar mais evidenciada. Isso contribuiu muito para a causa animal. Mas infelizmente, esses recursos ainda não são suficientes para o número de abandonos e casos de maus-tratos dos animais.

Os Protetores de Animais são pessoas que se dispõem a ajudar e a socorrer os animais, mesmo, com vários resgatados e encontrando dificuldades financeiras para lidar com tantos casos que encontram pela frente. Isso faz com que se sobrecarreguem, e por isso é importante que a população colabore com eles.

Embora ajam como verdadeiros heróis, os Protetores de Animais são seres humanos que sofrem, choram, se deprimem, ficam doentes e têm suas limitações. Têm suas vidas, trabalham, estudam, têm família ou não, mas de desdobram para se dedicarem à causa animal. Eles lutam pela defesa dos direitos dos animais e reivindicam do Poder Público apoio para castração, eventos de adoção, leis de Defesa e Proteção Animal mais eficazes, campanhas de Educação e Conscientização da população e ações e medidas contra toda forma de exploração animal.

Quem se dedica à Proteção Animal é movido por um sentimento muito forte, a vontade de ajudar e o amor aos animais, que o motiva a se levantar, todos os dias e seguir adiante na causa animal, mesmo quando vem o desânimo. A gratificação de ver o antes e o depois de um animal socorrido, resgatado e cuidado por ele, com amor e carinho, sendo adotado e recebendo um lar e vivendo com dignidade e muita afetividade, esse é o maior prêmio e recompensa para quem se dedica à causa animal.

O que dificulta a missão do Protetor de Animais é a ignorância humana é a incompreensão, pois, várias pessoas, ainda não entenderam que o animal é um ser senciente, sente tudo que sentimos dor, tristeza, alegria, amor, tem sua individualidade e necessidades físicas e biológicas. A insensibilidade das pessoas, também, afeta os Protetores, que, por vezes, não têm apoio e não são entendidos pelas pessoas de seu convívio sendo tratados como exagerados, emotivos, sentimentais e, até, como loucos. Aquele que atua na Proteção Animal, o faz, por saber, que os animais em certas situações, não têm como se defenderem sozinhos e pedirem ajudam, dependem do ser humano para ajudá-los e protegê-los, por isso, mesmo diante do estresse e da dificuldade, o Protetor persiste em ajudar os animais.

A maioria dos Protetores não tem ajuda do poder público e para socorrer animais, em situação de risco, tiram recurso do próprio bolso para alimentar, vacinar e castrar os animais e realizam eventos para arrecadar recursos para comprar ração, medicamento, pagar veterinário, produtos de limpeza e outras coisas mais.

Os Protetores prestam um grande serviço à sociedade, e, por vezes, não têm o justo reconhecimento e o devido apoio. Todo Protetor visa encaminhar o animal para adoção, mas, infelizmente, nem sempre isso acontece, pois, existem critérios para adoção responsável, como conhecer antes a pessoa, onde mora, como vive, para ver em que condições o animal irá ficar, pois algumas pessoas adotam e acabam não cuidando dele e adoção, assim, não adianta nada. Entregar um animal em adoção para qualquer pessoa pode resultar do animal ser devolvido ou incorrer em outro abandono, por isso, o Protetor acaba ficando com muitos animais sobre seus cuidados, exigindo espaço e recursos que se sacrifica para obter.

Para o cuidado e amparo a esses animais, um protetor precisa de recursos financeiros para ração, despesas com castração, remédios e vacinas.

E o que complica ainda mais a vida de um Protetor é que as pessoas o procuram mais para pedir ajuda e não para ajudar. Eles recebem dezenas de pedidos por dia, para socorrerem e resgatarem animais, em situação de risco, e, ainda, têm os casos que abandonam os animais em frente de suas casas.

Existem várias formas de ajudar os Protetores de Animais, vejam as principais:

  • Doação de ração, medicamentos, para os animais, além de produtos de higiene e limpeza.
  • Ajuda financeira para as despesas com os animais.
  • Divulgando as campanhas e feiras de adoção que o Protetor realiza.
  • Adotando um animalzinho, resgatado pelo Protetor.
  • Colaborando com eventos beneficentes organizados pelo Protetor, para arrecadar fundos para as despesas e cuidados com os animais.
  • Oferecendo um lar temporário para um animal resgatado, para evitar que o local, onde o Protetor mantém seus animais, fique lotado.
  • Ajudando o Protetor com seu talento. Se você é artista, faça um show beneficente e reverta parte do lucro para ajudá-lo com seus animais, se é jornalista, escreva uma matéria para conscientizar as pessoas, como se pode colaborar com ele, caso seja advogado, atue defendendo a causa animal, e, assim por diante.
  • Comprando produtos das Campanhas dos Protetores para ajudar na arrecadação de recursos financeiros, para as despesas com os animais.
  • Auxiliando o Protetor com transporte solidário para resgate e socorro de um animal.

 

Conheça o trabalho da ATPA:

Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/

Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/

Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.

 




Veja Também





Links Patrocinados