Arroio do Sal conta com serviço especializado em tratamento de feridas vasculares

O atendimento no Ambulatório se dá de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. É possível agendar uma avaliação se dirigindo até o Ambulatório de Feridas no ESF Centro, Rua Joaquina Vargas 198, ou pelo telefone (51) 3687-3542.

7 de junho de 2021

O município de Arroio do Sal oferece à população, desde dezembro de 2019, um novo serviço de saúde: o Ambulatório de Feridas junto ao ESF Centro (situado na Rua Joaquina Vargas, 198). Este é pioneiro pelo Sistema Único de Saúde com uso de laserterapia e coberturas especiais no tratamento de feridas.

São feridas crônicas que demandam maior cuidado que as feridas comuns e, na maioria das vezes, demoram para curar. O Município de Arroio do Sal, por meio da Secretaria da Saúde, apostou na iniciativa com a atuação da enfermeira Alexa da Rocha, especialista em enfermagem dermatológica, estomoterapeuta e podiatra, com o auxílio da técnica em enfermagem, Daniela Colares.

Segundo o prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão), o Ambulatório é uma conquista para a população de Arroio do Sal, especialmente, às pessoas com mais idade que passavam anos convivendo com dores, dificuldades de locomoção, muitas vezes preconceito e isolamento social.  “Estamos oferecendo em Arroio do Sal um cuidado integral no Ambulatório de Feridas, admitindo que, por trás de uma ferida, existe um ser humano necessitando de amparo e acompanhamento profissional”, garante Bolão.

Para o secretário da Saúde, Diego Feldmann Vargas, a secretaria da saúde de Arroio do Sal observou a demanda de casos sendo encaminhados para tratamentos mais invasivos, até mesmo para amputações. Casos que poderiam ser tratados no Município com a laserterapia, recuperando a saúde e o bem-estar dos munícipes. “Iniciamos o projeto fazendo testes em alguns pacientes estratégicos para estudo de resultados. Com 30 dias, já identificamos extraordinária evolução dos casos. Almejamos crescer ainda mais nestes tratamentos e aumentar nosso ambulatório para que possamos atender um número maior de pacientes”, comemora o secretário Diego.

De acordo com a enfermeira Alexa, a aquisição do laser de baixa intensidade pelo município significa um avanço no tratamento de feridas crônicas e pé diabético, esta tecnologia é capaz de agilizar o processo de cura das lesões. E, ainda, elimina a necessidade das idas diárias dos pacientes ao ambulatório. O serviço atende pessoas com feridas crônicas, decorrentes do diabetes, úlcera venosa, úlcera de pressão (escaras), entre outros, evitando possíveis complicações, como a amputação.

O Município de Arroio do Sal divulga durante o mês de junho, por meio de depoimentos de pacientes em tratamento no Ambulatório de Feridas e, também, pacientes recuperados e em alta, o atendimento especializado disponível gratuitamente pelo SUS à população do Município. Acompanhe no site, no Instagram, Facebook e Youtube da Prefeitura de Arroio do Sal.

 

Como é feito o atendimento?

O Ambulatório é exclusivo para moradores de Arroio do Sal. Os encaminhamentos são realizados por meio de encaminhamentos realizados pelas agentes comunitárias de saúde, em atendimentos nas unidades de saúde (os ESFs) e por procuras espontâneas. O atendimento no Ambulatório se dá de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. É possível agendar uma avaliação se dirigindo até o Ambulatório de Feridas no ESF Centro, Rua Joaquina Vargas 198, ou pelo telefone (51) 3687-3542.

 

O que é a laserterapia?

 

O laser de baixa intensidade é um dos recursos físicos utilizados no tratamento terapêutico para todos os tipos de feridas. Sua principal ação é estimular o reparo tecidual e cicatrização, pois há o aumento do colágeno, microcirculação e oxigenação do local. Além disso, possui efeito analgésico e anti-inflamatório. O tratamento é totalmente sem dor, tem rápido efeito clínico e não possui efeitos colaterais.

 

-Quais as indicações? Lesões por pressão (Escaras); Queimaduras; Lesões traumáticas; Fissuras Mamárias; Úlceras arteriais e venosas; Feridas operatórias; Pé Diabético.

 

-Quais os benefícios? Ações analgésicas; Acelera o processo de cicatrização; Modula o processo inflamatório; Aumenta colágeno e oxigenação no local.

 

 


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados