Desemprego no Brasil cai e em Torres sobram vagas no comércio

Em Maio de 2022, em Torres foram 144 encaminhamentos de Seguro Desemprego, em torno de 5% acima do mesmo mês do ano anterior

13 de junho de 2022

A taxa de desemprego está se reduzindo e caminha para um dígito no Brasil. A estimativa foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro, durante almoço com empresários e lideranças políticas, na quarta-feira (8), na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

O presidente citou os números da economia, que, segundo ele, estão fortalecendo a posição do país no panorama internacional, por meio da política externa. Bolsonaro destacou ainda a criação do Auxílio Brasil durante a pandemia, que beneficiou 68 milhões de pessoas, principalmente os trabalhadores informais.

Ainda sobre o período da pandemia, o presidente lembrou a criação do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno (Pronampe).

 

Em Torres dados sugerem que falta de emprego é menor

 

Conforme a gerente do Serviço Nacional de Emprego (SINE) de Torres, Dione Andréia dos Santos, no mês de maio deste ano foram 144 encaminhamentos de Seguro Desemprego em Torres pelo sistema presencial, que funciona aqui como parte das alternativas de empregabilidade, pois existe a possibilidade de realizar o processo pelo aplicativo do SINE-RS. E o número é somente em torno de 5% acima do ano anterior. Em de 2021, conforme a mesma fonte do SINE foram 138 pedidos de auxílio em maio.

Dione ressalta também que a relação vaga/emprego na cidade funcionou com mais oferta do que demanda. Geralmente as vagas aparecem, mas os candidatos aparecem em menor vaga. Este fator pode ser influenciado ainda pelo uso de busca de emprego direto com as empresas. Mas Andréia lembra que o fenômeno pode também ter sido causado pela mudança de paradigmas pessoais causados pela pandemia.

“Nós temos atualmente um ‘pinga-pinga’ de pessoas na agência, que pode ser influenciado um pouco pela opção, dos que buscam emprego, de fazê-lo diretamente através também do aplicativo na internet”, afirma Dione. A coordenadora do Sine em Torres também informa que as vagas que mais “sobram” na agência (falta de interessados na mesma proporção da oferta) são do setor de Comércio da cidade, não informando as causas do pouco interesse por vagas nesta área.


Publicado em: Economia






Veja Também





Links Patrocinados