Passagem de ciclone extratropical causa estragos e transtornos no litoral Norte

A formação de um ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre a noite de quarta (12) e a madrugada desta quinta-feira (13) provocou temporais que causam estragos em cidades de diferentes regiões do estado – incluindo o  Litoral Norte do RS.

FOTO - Centro de eventos de Tramandaí foi danificado (FOTO em Litoral na Rede -Divulgação)
13 de julho de 2023

A formação de um ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre a noite de quarta (12) e a madrugada desta quinta-feira (13) provocou temporais que causam estragos em cidades de diferentes regiões do estado – incluindo o  Litoral Norte do RS. Trata-se do terceiro Ciclone Extratropical que se forma na região em menos de um mês.

Os fortes ventos na manhã desta quinta-feira  causaram estragos no litoral Norte. Além da falta de energia elétrica em diversos municípios (em alguns casos mais pontual, em outros prolongada), o vento esteve destelhando casas, derrubando postes e muros. Conforme a estação meteorológica do Ceclimar, por volta das 8h45 as rajadas foram de 130 a 145 km/h, mas o vento médio oscila entre 50 e 67 km/h.

Anúncio 1

No centro de Torres, na Rua Desembargador Vieira Pires, no trecho entre as Avenidas Benjamin Constant e General Osório e também no cruzamento com a Rua Manoel de Matos Pereira, postes com risco de queda bloquearam as vias. O mesmo problema se repetiu em outros pontos do município – como no bairro Guarita, um poste ficou pendurado pelos fios nesta quinta-feira (13). Houve ainda problemas no abastecimento de água em Torres – pois a Corsan ficou sem energia elétrica nos locais de captação de água e na estação de tratamento

postes ameaçando cair no Centro de Torres

Em Tramandaí, estandes da 32ª Festa Nacional do Peixe sofreram avarias. As estruturas da Rua Coberta, Fest Doce e artesanato foram danificadas e vários estandes foram destruídos. No centro de Tramandaí houve queda de poste em diversos pontos da cidade. Parte do telhado do ginásio Gigantinho foi avariada.

Anúncio Slider Meio

Em Santo Antônio da Patrulha a cobertura de um posto de gasolina foi arrancada pela força do vento. Em Imbé houve destelhamento de casas e queda de árvores. Um poste com um transformador caiu em cima de uma loja ao lado da prefeitura.

Em Osório, houve quedas de árvores e diversos telhados foram avariados – e a cobertura da Vila Olímpica de Osório foi arrancada pelo vento (foto abaixo).

 

Aulas, eventos e expedientes suspensos

 

Devido aos transtornos relacionados ao ciclone extratropical que atuava sobre o RS, e para evitar riscos aos alunos professores e funcionários, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) suspenseu as aulas na noite desta quarta-feira (12) e de toda a quinta-feira (13) em todo o Rio Grande do Sul.

Diversos municípios da região – como Torres, Três Cachoeiras e Arroio do Sal – já haviam decretado suspensão das aulas na noite de quarta (12). Em decreto público municipal assinado pelo prefeito Carlos Souza, na quinta-feira foi suspenso do expediente nas repartições públicas municipais de Torres, considerando o aviso climático para o dia.

Na sexta-feira (14), as aulas já retornaram com horário normal.

 

FOTO – Diversas árvores foram derrubadas com a força do vento em Torres

 

Estrada bloqueadas no Litoral

 

Na madrugada e começo da manhã de quinta (15), várias cidade do litoral Norte gaúcho sofriam também com chuvas intensas. Na ERS 494, km 07 em Morro Azul: A ponte que havia no local – e que caiu em junho após a passagem do primeiro ciclone extratropical –  bloqueia a rodovia nos dois sentidos. O acesso alternativo ao lado da ponte também está bloqueado devido ao volume de água.

 

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados